São Paulo, quarta-feira, 13 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Silvio Santos se filiou ao PFL em março de 1992

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Para a direção nacional do PFL, a filiação partidária do empresário e apresentador Senor Abravanel, 71, mais conhecido pelo seu nome artístico, Silvio Santos, não apresenta problemas.
De acordo com documentos apresentados pelo partido, o empresário se filiou ao PFL em 15 de março de 1992. À época, a ficha de filiação foi enviada para o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo e registrada no dia 19 do mesmo mês.
O documento foi endereçado ao presidente do TRE-SP naquela época, o desembargador Antônio Carlos Alves Bragas, por meio de carta com solicitação de confirmação de recebimento.
O Diretório Nacional do PFL em Brasília guarda até hoje o protocolo de recebimento da ficha de Silvio Santos, assinado pela funcionária do tribunal Margarida Paula Cordeiro, em 23 de março de 1992.
Atualmente, o TRE-SP não tem mais a cópia da ficha de filiação de Silvio Santos. A partir de 1996, os partidos passaram a ter o controle de seus filiados e os tribunais regionais eleitorais devolveram todas as fichas em seu poder para as agremiações partidárias.
A partir de 1996, os partidos passaram a enviar listas de filiados a cada seis meses para a Justiça Eleitoral de cada Estado.

Recadastramento
O PFL, assim como outros partidos, fez campanhas de recadastramento de seus filiados. Silvio Santos nunca se recadastrou, segundo a Folha apurou ontem em Brasília. Por essa razão, seu nome não consta das listas que o PFL de São Paulo envia regularmente para o TRE local.
O tribunal, por sua vez, não considera que o empresário esteja filiado ao partido.
Ocorre que há uma decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), publicada no "Diário Oficial" da União de 21, 22 e 23 de agosto de 2000, que assegura a qualquer cidadão o direito de ser filiado a um partido, mesmo que não tenha participado das campanhas de recadastramento.
Para que esse entendimento seja válido, é necessário provar que houve a filiação em alguma época e que o filiado e o partido nunca solicitaram oficialmente o cancelamento do ato.
Seria exatamente esse o caso de Silvio Santos com o PFL.


Texto Anterior: Partido não descarta lançar dono do SBT
Próximo Texto: PFL aponta empresa ligada a tucanos por suposto dossiê
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.