São Paulo, quarta-feira, 13 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Queda do PFL embola disputa no 2º turno

DA REDAÇÃO

A disputa no segundo turno ficou ainda mais embolada na pesquisa Datafolha realizada ontem. Em um eventual confronto entre os pré-candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Roseana Sarney (PFL), o apoio à representante pefelista caiu de 51% para 46%, enquanto o apoio ao petista subiu de 39% para 42%. Com isso, a diferença entre a governadora maranhense e Lula caiu de 12 para 4 pontos percentuais. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Em uma eventual disputa entre o PFL e o PT, Roseana teria vantagem nas cidades do interior e na região Nordeste, enquanto Lula iria bem nas regiões metropolitanas e no Norte/Centro-Oeste.
Um segundo turno entre Lula e o presidenciável tucano, José Serra, está tecnicamente empatado. No levantamento realizado em 20 e 21 de fevereiro, Lula estava cinco pontos percentuais à frente do tucano -46% contra 41%. Agora, impulsionado pelas aparições na TV, o senador tucano subiu para 45%, enquanto o pré-candidato do PT caiu para 43%.
Serra apresenta um bom desempenho nas cidades do interior e tem mais simpatizantes nas regiões Sudeste e Sul. Nesse enfrentamento com o senador tucano, Lula levaria vantagem no Nordeste e no Norte/ Centro-Oeste.

Serra versus Roseana
O presidenciável tucano também está tecnicamente empatado em um eventual segundo turno contra Roseana. Serra teria 44%, segundo o levantamento realizado ontem, contra 41% para a governadora do Maranhão. Como a margem de erro é de dois pontos, ele teria entre 42% e 46% e a pefelista, entre 39% e 43%.
Os dois candidatos estão rigorosamente empatados no interior, mas Serra tem uma boa dianteira nas regiões metropolitanas. O tucano tem suas bases eleitorais no Sudeste e Sul, enquanto Roseana vence nas demais regiões.

Garotinho
Também foi registrado um empate estatístico num eventual enfrentamento entre Lula e o governador fluminense Anthony Garotinho (PSB). Em relação à pesquisa anterior, Lula oscilou de 45% para 44%, enquanto Garotinho variou de 41% para 42%.
O Datafolha pesquisou também uma eventual disputa de segundo turno entre o governador Anthony Garotinho com os pré-candidatos Roseana e José Serra.
Caso a pré-candidata do PFL enfrentasse o governador do Rio, ela venceria hoje por uma diferença de 48% a 36%.
Já na eventualidade do governador fluminense enfrentar o presidenciável tucano, Garotinho também seria derrotado, desta vez por 45% a 37%.
O eleitorado do governador do Rio está concentrado sobretudo nas capitais e regiões metropolitanas. Apesar de seu partido, o PSB, estar presente em todas as unidades da Federação, ele não tem a mesma estrutura organizacional do PFL, PSDB e PT, que contam com máquinas partidárias mais extensas. Isso diminui a votação de Garotinho nos "grotões".



Texto Anterior: Serra, Roseana e Garotinho empatam em 2º
Próximo Texto: Sem governadora na disputa, Lula cai três pontos, e Serra cresce seis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.