São Paulo, domingo, 13 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Collor brindou candidatura em Pequim

DA REPORTAGEM LOCAL

Pelo menos duas visitas de políticos brasileiros à China mostraram-se históricas. Em 1987, foi em território chinês que o ex-presidente Fernando Collor, à época governador de Alagoas, decidiu que seria candidato a presidente da República.
Collor e aliados como os ex-deputados Renan Calheiros e Cleto Falcão ergueram um brinde no célebre restaurante Pato Laqueado, em Pequim, ao "futuro presidente do Brasil".
A delegação de chineses presente no local não conseguiu conter a gargalhada: uma lista que tinham em seu poder elaborada pela Embaixada no Brasil continha 16 nomes de possíveis presidenciáveis -Collor não aparecia.
Em agosto de 1961, outra viagem à China esteve no centro dos acontecimentos políticos brasileiros. No dia 25, enquanto o vice-presidente, João Goulart, fazia uma visita oficial ao país, o presidente Jânio Quadros renunciou.
Aproveitando-se da ausência da Goulart, os militares tentaram dar um golpe para impedir sua posse.


Texto Anterior: Encontro vermelho: Lula vai à China após negociar por 7 anos
Próximo Texto: Saiba mais: País se opõe à hegemonia norte-americana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.