São Paulo, segunda-feira, 13 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Vereador afirma que tem direito de morar no local e que só sai morto

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

O vereador Manoel Cirilo (PPB), presidente da Câmara Municipal de São Francisco do Pará, afirma ter direito à área em que reside dentro do assentamento. "Fui funcionário da Goodyear durante 14 anos na fazenda. Depois que a área foi invadida, eu tinha o direito de continuar no local", afirma Cirilo.
O assentamento Luís Lopes Sobrinho é a junção de três fazendas onde a empresa multinacional extraiu látex até 1995. Hoje as cerca de 10 mil árvores do seringal estão estéreis.
"Tive até que inscrever meu filho na reforma agrária para conseguir o lote. Tentaram várias vezes me tirar de lá, mas eu sou remanescente da empresa, onde trabalhava na área de recursos humanos", diz Cirilo, que afirma que só sai da área "morto".
Na opinião do vereador, o assentamento Luís Lopes Sobrinho não é um exemplo do fracasso da reforma agrária.
"O projeto está progredindo. Os assentados batalham muito e lá todos têm o que comer e têm a sua casa. No começo houve pessoas que desviavam verba, mas agora não tem mais isso", afirma o vereador pepebista.
Segundo a associação dos agricultores da área, a primeira grande produção do assentamento ocorrerá neste ano, quando começa a safra de pimenta-do-reino para 23 agricultores.
Cerca de 23 mil toneladas do produto serão colhidas, de acordo com a associação. Para isso, as 23 famílias receberam R$ 189 mil há dois anos.
"É importante que o Incra saiba distinguir os que estão aqui para cultivar a terra e os que são aproveitadores", diz o presidente da associação, Daniel Santos da Paixão. (MS)



Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Investigação: Desapropriação de choupana revela disputas no TRF
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.