São Paulo, quinta-feira, 13 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUESTÃO INDÍGENA

Polícia fez sobrevôo

PF diz que índios estão desativando garimpo

DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

A Polícia Federal informou ontem que fez um sobrevôo na terra indígena Roosevelt, em Espigão d'Oeste (RO), e constatou que os índios cintas-largas começaram a desativar o garimpo do Lage, que fica dentro da reserva.
Em uma reunião, na semana passada, 30 lideranças anunciaram a suspensão da extração de diamantes a representantes da PF e da Funai (Fundação Nacional do Índio) até que sejam recebidos, em Brasília, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em 7 de abril, ao menos 29 garimpeiros foram mortos pelos índios cintas-largas, quando extraíam diamantes na reserva. Após o massacre, uma força-tarefa montou barreiras na região e retirou os garimpeiros do local.
Na reunião com o presidente Lula, os cintas-largas querem discutir a regularização da exploração de diamantes por eles em suas terras. Garimpo em terra indígena é ilegal porque a Constituição determina que a mineração depende de lei a ser aprovada pelo Congresso Nacional.
(KÁTIA BRASIL)


Texto Anterior: Judiciário: Presidente indica Eros Grau ao STF
Próximo Texto: Canja: Sindicalistas dão galinhas em ato no Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.