São Paulo, sábado, 13 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RELIGIÃO

Mídia se alinha a conservadores, critica CNBB

MAURÍCIO SIMIONATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM INDAIATUBA

Um estudo elaborado por padres e religiosos assessores da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) divulgado ontem durante encontro em Indaiatuba (SP) diz que a "grande mídia está alinhada com os setores conservadores" e que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é "incapaz de enfrentar politicamente as antigas oligarquias".
O texto -"Análise de Conjuntura"- tem dez páginas e foi lido na manhã de ontem no plenário da Assembléia, no qual estavam presentes cerca de 300 bispos. O documento foi elaborado a pedido da presidência da CNBB e servirá de base para que os bispos elaborem o documento final, a ser apresentado no encerramento da assembléia, na quarta-feira.
O segundo tópico aborda "O projeto de desenvolvimento nacional e seus oponentes". A análise afirma que "o projeto ainda vigente no Brasil é herdeiro do antigo projeto colonial".
No capítulo reservado à América Latina, os assessores dos bispos enxergam que o panorama opõe dois grupos: um que defende a "auto-sustentabilidade econômica da América Latina" e, o outro, que se alinha "com países ricos do capitalismo, como os EUA". Segundo a análise, a "grande mídia tem atacado" as iniciativas de integração econômica e cultural latino-americana "insistindo que elas são inviáveis e que fortalecem lideranças populistas".


Texto Anterior: Líder petista no Senado não quer depoimento de Dantas para CPI
Próximo Texto: Máfia dos sanguessugas: Ex-gerente confirma entrega de dinheiro para assessores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.