São Paulo, quarta-feira, 13 de junho de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Estudantes e partidos

Na home do G1, "em carta, ocupantes da USP negam vínculo com partidos". Era resposta ao governador e à manchete de "O Estado de S. Paulo" de domingo, "partidos de extrema esquerda controlam ocupação". Na carta, falam em "incapacidade de alguns setores de conceber outras formas de organização que não as tradicionais" e acusam a "mídia" de buscar "esvaziar, deslegitimar" sua ação. E usam argumento curioso:
- Se os partidos encabeçassem, teríamos pautas únicas e negociáveis. E temos pautas confusas.
A questão não é a única a mobilizar a ocupação, cujo blog destaca o Encontro Nacional de Estudantes, "na reitoria ocupada", sábado. O site Vermelho, do PC do B que se opôs à ocupação, já previa ontem nova vitória no Congresso da UNE, "faltando menos de um mês".

jornalnacional.globo.com
UMA MULHER
O "JN" segue no ar com sua teledramaturgia de grampo. Ontem foi a conversa do irmão de Lula "com uma mulher ainda não-identificada", mas que cobra, "Vavá, tu vai falar com ele quando?". E ele enrola.

BUSH LIGOU
Em meio aos capítulos do grampo de Vavá, George W. Bush "falou com Lula pelo telefone por 20 minutos", noticiam BBC Brasil e outros.
O americano afirmou ser "favorável a que o G8 inclua de maneira mais efetiva" o G5. E avaliou que "algumas concessões adicionais, de todas as partes, já seriam suficientes" para fechar Doha.

NEODIPLOMACIA
No "Wall Street Journal", "Bush corteja América Latina com plano para empréstimos bancários". O secretário do Tesouro, que vem em julho, separou para o tal programa até US$ 150 milhões, "para ajudar banco que empreste para pequenas empresas".
É resposta, avalia o "WSJ", ao "populismo anticapitalista em alta na América Latina".

image.guardian.co.uk
Uma capa que "ele odiou", diz "Guardian"

"BESTA-FERA"
Em manchete ontem no site do "Guardian", "Blair ataca a mídia "feroz'". O primeiro-ministro, em um de seus últimos discursos no cargo, para a redação da Reuters, questionou a mídia como "besta-fera fazendo pessoas e reputações em pedaços". Citou como modelo da mistura de opinião e notícia, sinal da suposta crise na mídia, o "Independent". Que respondeu com ironia, na submanchete de seu site, "Ataque de Blair é "uma medalha de honra'". Mas não poucos, a começar de um artigo no "Guardian", tomaram a sério os argumentos -que alertam sobretudo para a fragmentação da mídia.

MAIS E MAIS PF
Enquanto Lula reclama do delegado de Campo Grande, ontem no "Jornal da Record" e demais, a Polícia Federal avança mais pela cobertura.
No site de tecnologia IDG Now, do UOL, a manchete de ontem era o podcast de uma entrevista gravada com um delegado da PF que "combate o crime on-line". E que, em dois anos, "já prendeu 600".

FLICKR AQUI
Na Folha Online e ao longo do dia na cobertura global de tecnologia, o anúncio de que o Flickr, site para compartilhar fotos, espécie de YouTube de imagens fixas, decidiu sair em outras línguas, inclusive para o Brasil, onde já contabiliza 335 mil visitantes mensais.
A idéia do site, criado no Canadá e hoje do Yahoo, seria dobrar seus números no país.

UM BILHÃO E SUBINDO
Em sites de tecnologia tipo ComputerWorld e Slashdot, de edição compartilhada, a atenção se voltou ontem para relatório da consultoria Forrester, prevendo que em 2008 o total de computadores pessoais vai atingir um bilhão.
A explicação, como destacaram os citados, as agências e blogs sem fim, eles que deram antes a notícia, seriam os Brics, Brasil, Rússia, Índia e China. Até 2015, eles devem acrescer 775 milhões de computadores à conta mundial.

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Congresso: Decisão do TRF restabelece verba indenizatória
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.