São Paulo, Terça-feira, 13 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ipea contesta mudanças

da Sucursal de Brasília

As críticas feitas pelo presidente do Ipea, Roberto Martins, às mudanças na metodologia de cálculo do IDH causaram constrangimento durante a cerimônia de lançamento oficial do relatório de 99 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
Martins, que estava representando o governo brasileiro no lançamento, disse que considera "altamente duvidoso que as modificações no cálculo sejam um aperfeiçoamento", como diz a ONU.
Nem o economista indiano Amartya Sen, que recebeu o Prêmio Nobel em 98, foi poupado das críticas.
Martins afirmou que acha "curioso" que a mudança na metodologia tenha beneficiado os países que ocupavam as últimas posições no ranking, como Paquistão e Índia -""país de origem de Sen".
O presidente Fernando Henrique Cardoso também criticou as mudanças. Segundo o porta-voz da Presidência, Georges Lamazière, FHC afirmou que a nova metodologia "falseia os resultados", uma vez que, se a metodologia antiga tivesse sido aplicada aos dados novos, ou vice-versa, o Brasil teria melhorado duas posições. Segundo FHC, "o Brasil tem problemas e todo mundo sabe".
O representante do Pnud no Brasil, Walter Franco, afirmou que considera "natural" a irritação do governo brasileiro, mas defendeu as modificações no cálculo do índice.
"A mudança de metodologia é fruto de muito tempo de estudo e foi feita pelas melhores cabeças do planeta."
Para Franco, todas as mudanças em cálculos de indicadores sociais geram polêmica. "Sempre há controvérsia. É natural que os países que tiveram o índice rebaixado questionem a metodologia", disse Franco.


Texto Anterior: Qualidade de vida: ONU critica má distribuição de renda
Próximo Texto: Figueiredo é submetido a novos exames
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.