São Paulo, domingo, 13 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agência de filha de Bornhausen obteve a conta da Caixa Seguros

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A agência de publicidade Artplan Prime ganhou, no ano passado, a conta da Caixa Seguros, que tem verba publicitária anual de aproximadamente R$ 8 milhões. A agência tem entre seus sócios Fernanda Bornhausen Sá, filha do senador Jorge Bornhausen (PFL-SC). Como a seguradora é uma empresa privada, a contratação dispensou licitação.
Antes de fechar negócio com a Caixa Seguros, a agência tentou assumir a conta da Caixa Econômica Federal (CEF). A instituição é presidida por Emílio Carazzai, um executivo ligado ao PFL e, particularmente, ao senador Bornhausen. Como na CEF a exigência de licitação é indiscutível, a Artplan recebeu a recomendação de procurar a Caixa Seguros.
Mário Petrelli, conselheiro e consultor da Icatu Seguros e ex-sócio de Eduardo Jorge na DTC, já trabalhou como assessor do senador Jorge Bornhausen no Palácio do Planalto. Bornhausen era chefe da Casa Civil na época.
Na seguradora, que pertence ao fundo de pensão dos funcionários da CEF, a Artplan juntou-se à Arcos, de Pernambuco. As duas agências substituíram a Atual Propaganda, que vinha prestando serviços à seguradora até então.
A Artplan Prime foi a mesma agência que a Embratur contratou, também sem licitação, para montar o pavilhão brasileiro na Exposição Universal de Hannover, na Alemanha. Pelos serviços, a agência recebeu R$ 13,7 milhões, segundo o contrato firmado com a Embratur.
Além de Fernanda Bornhausen Sá, são sócios da Artplan Ricardo Dalcanale Bornhausen, sobrinho do senador, e o deputado federal Rubem Medina (PFL-RJ). À Folha, o presidente da Embratur, Caio Luiz de Carvalho, explicou em junho que o governo contratou a agência porque "perdeu o prazo" para fazer uma licitação.



Texto Anterior: Auditorias da CEF apontam vantagens a empresas privadas
Próximo Texto: Janio de Freitas: O bem e o mal em uma sessão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.