São Paulo, domingo, 13 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Horário eleitoral não desperta interesse

DA REPORTAGEM LOCAL

Para 58% do eleitorado paulistano, o horário eleitoral gratuito para candidatos a prefeito no rádio e na TV, que começa na quarta-feira, não desperta interesse.
Segundo pesquisa Datafolha, 28% dos entrevistados afirmaram ter um pouco de interesse, enquanto somente 14% dizem ter muito interesse.
Apesar desses números, a maioria do eleitorado diz que vai assistir ao horário eleitoral. Dos entrevistados, 54% dizem que pretendem acompanhá-lo, ao passo que 31% dizem que vão assistir de vez em quando e 11%, raramente.
O horário eleitoral gratuito para o primeiro turno, que se inicia na terça-feira com o programa de candidatos a vereador, vai até o dia 28 de setembro. O primeiro turno será em 1º de outubro.
Haverá dois blocos de 30 minutos cada de programação. No rádio, o primeiro bloco é matutino -das 7h às 7h30- e o segundo será no começo da tarde -entre 12h e 12h30.
Na TV, haverá um bloco no início da tarde -entre 13h e 13h30- e um noturno -entre 20h30 e 21h.
Às segundas, quartas e sextas, o horário está reservado para os candidatos a prefeito, enquanto os vereadores têm para si as terças, quintas e sábados.
De acordo com as regras da Justiça Eleitoral, os candidatos não podem ridicularizar adversários. Se houver infração, o candidato perde o direito ao horário gratuito no dia seguinte ao da decisão judicial. Também não é possível promover enquetes ou outras consultas eleitorais em que haja dados manipulados ou em que seja possível identificar o entrevistado.
O partido que estréia o horário eleitoral para vereadores, na terça-feira, é o Prona.
No horário para os candidatos a prefeito, o primeiro programa a ser transmitido, na quarta-feira, será o de Marcos Cintra (PL).
De acordo com as regras, o candidato que apresentar o último programa em um dia será o primeiro no dia seguinte e assim sucessivamente.



Texto Anterior: Eleições 2000: Marta atinge 36% e consolida liderança em SP; Maluf tem 16% e Erundina, 14%
Próximo Texto: São Paulo: Candidato do PRN faz Erundina de rival
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.