São Paulo, segunda-feira, 13 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMPRENSA

Congresso começa hoje no Rio

Evento da ANJ discute o mercado dos jornais

DA SUCURSAL DO RIO

A ANJ (Associação Nacional de Jornais) realiza, hoje e amanhã, o 3º Congresso Brasileiro de Jornais e o 1º Fórum de Editores, no hotel Sheraton, no Rio. Além de temas relacionados ao mercado de jornais, como circulação, classificados e o futuro dos jornais brasileiros no mundo pós-internet, serão debatidas questões como credibilidade, ética e conteúdo.
O congresso, que acontece a cada dois anos, terá entre seus palestrantes o escritor Paulo Coelho e o ex-governador de Brasília Cristovam Buarque, que participarão do painel "O homem, a informação e o desconhecido".
Mauro Francisco Paulino, diretor do instituto Datafolha, apresentará uma pesquisa inédita sobre a credibilidade da imprensa.
Francisco Mesquita Neto, diretor-superintendente de "O Estado de S.Paulo" e presidente da ANJ, disse que a seleção dos temas foi baseada nos assuntos que estão sendo discutidos internamente nos jornais. "Alguns são de maior interesse da área jornalística, outros da área empresarial e outros de interesse comum, como a credibilidade da imprensa e a ética da empresa jornalística", afirmou. "Espero que todos saiam de lá com algumas idéias para melhorar ainda mais a qualidade dos seus jornais."
De acordo com Mesquita Neto, "a credibilidade é o grande ativo de um jornal" e "o leitor é o grande zelador" dos valores éticos da imprensa.

Redação do futuro
No 1º Fórum de Editores, serão apresentados dois painéis sobre a "convergência multimídia na redação do futuro". O tema, que trata do trabalho do jornalista em diferentes meios, será debatido, entre outros, por Caio Túlio Costa, diretor-geral do UOL.
Antes da abertura do congresso, o Comitê de Liberdade de Expressão apresentará à direção da ANJ o relatório sobre as violações à liberdade de imprensa ocorridas aos longo dos últimos 12 meses no Brasil.



Texto Anterior: São Paulo: Maluf não deve comparecer a depoimento
Próximo Texto: Vizinho em crise: EUA querem bancos no socorro à Argentina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.