São Paulo, terça-feira, 13 de agosto de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Bancar a vítima
A Polícia Federal suspeita que os grampos encontrados na Força Sindical e no comitê de Paulinho foram plantados pelos próprios auxiliares do vice de Ciro.

Contagem regressiva
A cúpula do PMDB considera que, se com duas semanas de horário eleitoral na TV José Serra não subir nas pesquisas, a eleição, na prática, terá acabado para o tucano. A saída, então, será abrir negociações com o PT de Lula para o segundo turno.

Inimigo íntimo
Serra enxergou o dedo de colegas de PSDB nos boatos surgidos na sexta-feira de que renunciaria à sua candidatura.

Ataque especulativo
Depois de desmentir os boatos de que desistiria, Serra sofreu ontem com outro rumor: Nizan Guanaes estaria abandonando a campanha. Ao ouvir a história, o tucano ligou para o marqueteiro. Que negou tudo.

SOS Ibama
Surpresa no prédio de Ciro em Fortaleza: os funcionários acharam uma jibóia no jardim do edifício. O réptil foi morto. A dúvida é como ela chegou lá.

Caso de necessidade
Preocupada com o desempenho de Ciro nas pesquisas, a cúpula do PT pediu ao diretório do Ceará que levante a biografia do presidenciável do PPS.

Pires na mão
A governadora petista Benedita da Silva (RJ) pedirá ajuda ao governo federal para pagar sem atraso o salário do funcionalismo público fluminense.

Coincidência
A contabilidade da Occa (ONG petista), investigada pelo Ministério Público por suspeita de desvio dinheiro de doação, é de responsabilidade do escritório Contécnica. O mesmo que cuida das contas da empresa do vereador Vicente Cândido (PT), fundador da ONG.

Aposta de risco
Boletim divulgado pela Andima (Associação Nacional das Instituições de Mercado Aberto) faz uma projeção otimista da economia brasileira para 2003. O dólar, por exemplo, que ontem fechou a R$ 3,15, seria cotado em média a R$ 2,8. Detalhe: no texto, a entidade diz que Serra deverá vencer a eleição.

Tática FHC
No debate da Bandeirantes, anteontem, Alckmin (PSDB), ao falar sobre a ausência de Maluf, disse que "quem foge ao debate ofende o eleitor". Resta saber se o comentário vale também para o colega tucano Aécio Neves, que não apareceu no de MG.

Nanico de sobra
É tal a popularidade da maioria dos candidatos a governador de SP que a TV Bandeirantes precisou divulgar aos jornalistas que acompanharam o debate no domingo um xerox com a foto e o nome de cada um deles.

Curriculum vitae
João Otávio Noronha, incluído ontem em uma lista tríplice enviada a FHC para a escolha de novo ministro do STJ, é advogado de Ricardo Sérgio de Oliveira -ex-diretor do Banco do Brasil e amigo de Serra- em dois processos no TJ de São Paulo.

A conferir
Ricardo Sérgio é acusado de ter cobrado propina dos vencedores do processo de privatização da Telebrás. Em um processo, que está em andamento na primeira instância do TJ, ele aciona a Editora Abril por injúria e difamação. O outro corre em sigilo de Justiça.

Visita à Folha
Celso Lafer, ministro das Relações Exteriores, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Vera Thorstensen, assessora econômica da delegação do Brasil em Genebra (OMC), de Paulo de Tarso Jardim, primeiro-secretário, e de Pedro Luiz Rodrigues, porta-voz.

TIROTEIO

De Jutahy Júnior (PSDB-BA), sobre as alianças que sustentam a candidatura Ciro:
- A candidatura de Ciro tem uma concepção semelhante às de Jânio e Collor. Tenta passar uma idéia de modernidade, mas tem por trás as forças mais comprometidas com o atraso. É o truque da roupagem nova em um conteúdo velho.

CONTRAPONTO

Estrela do dia

Ciro Gomes esteve na manhã do último sábado em João Pessoa (PB), onde fez uma caminhada pelo centro comercial da cidade e participou de um comício relâmpago no comitê.
Das cerca de 300 pessoas que foram ao escritório da campanha para prestigiar o discurso do presidenciável, pelo menos metade era formada por cabos eleitorais de João Bosco Carneiro Júnior (PPS), candidato a deputado estadual.
Pela falta de tempo, os organizadores só autorizavam a fala de candidatos a deputado federal, o que foi irritando os simpatizantes de Carneiro Júnior.
A "vingança" veio na saída. Ao acabar o evento, os cabos-eleitorais carregaram o candidato a deputado estadual nos ombros, aos gritos de "Júnior! Júnior!" e de "já ganhou". E nem deram bola para Ciro, que saiu caminhando com certa tranquilidade até o seu carro...



Próximo Texto: Campanha: Caciques que apoiaram FHC deixam Serra e apóiam Ciro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.