São Paulo, terça-feira, 13 de agosto de 2002

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Serra aposta tudo na TV e no rádio

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidenciável tucano, José Serra, joga sua última cartada no horário eleitoral gratuito no rádio e na TV para garantir vaga no segundo turno. Sua equipe calcula que ele precisa crescer 13 pontos percentuais nas pesquisas, chegando a 25% nos próximos 55 dias, para atingir o objetivo.
Por esse cálculo, Serra teria de conseguir cerca de 13 milhões de votos em menos de dois meses -pelo menos 236 mil votos por dia até a eleição em 6 de outubro. Mas o problema é achar o tom do discurso para conquistar o eleitor.
Por isso, a equipe do candidato passará esta semana testando, em pesquisas qualitativas, programas já feitos por Serra, que passou boa parte do dia de ontem gravando.
Emprego e segurança serão os pontos-chave do discurso. O apoio de Fernando Henrique Cardoso é assunto considerado vencido, pois o próprio presidente aparecerá nos programas pedindo votos para Serra. "O programa de TV dá ou tira dez pontos percentuais com muita facilidade. É um grave equívoco achar que qualquer um dos candidatos está fora", disse o chefe do comitê eleitoral de Serra, Pimenta da Veiga.
Pode ser, mas a pesquisa do Ibope divulgada na última quinta, na qual Serra caiu três pontos percentuais, deixou perplexa a equipe de campanha. Nos dias que antecederam a pesquisa, Serra gerou uma série de fatos positivos, como o encontro com FHC no Palácio da Alvorada, o almoço com Pedro Malan (Fazenda) e o lançamento do programa de governo.
Paralelamente aos programas de TV, Serra deve centrar fogo no eixo Rio-São Paulo-Minas, três dos maiores colégios eleitorais. Principalmente no Rio, onde o tucano é o último nas pesquisas.
No próximo fim de semana, Serra cumprirá uma programação em Minas preparada por Aécio Neves, apontado nas pesquisas como o candidato favorito ao governo mineiro. (RAYMUNDO COSTA E RAQUEL ULHÔA)


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