UOL

São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Quase sem teto
O Itamaraty tem atrasado o pagamento pelo aluguel de embaixadas e consulados. As reclamações de diplomatas sobre a falta de recursos são frequentes no Planalto e no Senado. Fala-se até em risco de despejo.

Sem caixa
Além de atrasar aluguéis, o Itamaraty tem encontrado dificuldades para abrir novos escritórios, enviar diplomatas a encontros internacionais e até para bancar a repatriação de deportados em dificuldades financeiras.

Explicações
A Comissão de Fiscalização e Controle do Senado encaminhou ao Planalto um pedido de esclarecimento sobre a situação financeira do Itamaraty. Senadores da comissão jantariam ontem com o ministro Celso Amorim para discutir o assunto.

De olho na urna
Pré-candidato a prefeito de Salvador, Nelson Pellegrino (PT) sugeriu a Virgílio Guimarães (PT-MG), relator da reforma tributária, que os municípios passassem a receber 35% da arrecadação do ICMS, em vez dos 25% de hoje. A idéia foi arquivada automaticamente.

Portas abertas
O PDT lançou uma ofensiva para atrair dissidentes da base governista que votaram contra a reforma da Previdência. Brizola já convidou Jandira Feghali (PC do B) a entrar no partido. Neiva Moreira (PDT-MA) almoça hoje com Afonso Gil (PC do B).

Tempo ao tempo
Brizola pediu a Garotinho para que adie sua saída do PSB até o dia 22, quando reunirá o diretório do PDT. Até lá, espera "amaciar" quem se opõe no partido à volta do ex-governador.

Propaganda oficial
Eduarda Mendonça, filha do marqueteiro de Lula, já trabalhou na Lew, Lara. A agência, juntamente com a Duda Mendonça e a Matisse, venceram a concorrência pública para a publicidade do governo federal.

Teoria e prática
O discurso da "oposição responsável", anunciado por líderes do PSDB, não tem sido a tônica do "Boletim Tucano", informativo da Executiva do partido. Ontem, sua manchete era "Galinhada no PT". Dias atrás, o tema era bebida alcoólica.

Pedra no sapato
José Aníbal formalizou ao PSDB que não irá concorrer à reeleição para o comando do partido, em novembro. Tradução do Palácio dos Bandeirantes: Aníbal vai continuar insistindo em ser o candidato do partido à prefeitura paulistana.

Linguagem de sinais
A eleição para a direção do PSDB é considerada por tucanos como senha para o futuro de José Serra. A entrada dele na disputa será o não definitivo à possibilidade de tentar suceder Marta Suplicy em São Paulo.

Pressão no ar
Revoltado com TAM e Varig, que cancelaram os vôos para Navegantes e Criciúma, o governador Luiz Henrique (SC) ameaçou, em reuniões com as empresas, viajar para o exterior apenas em companhias gringas. Já negocia com a portuguesa TAP a ida de comitiva à Europa.

Orgulho de lado
Álvaro Dias (PDT) está de malas prontas para voltar ao PSDB, sigla que deixou em 2001 sob ameaça de expulsão. O tucanato não aceitava o fato de o senador ter assinado a CPI da Corrupção, pedida para investigar o governo FHC. Ontem, o PT tentava inviabilizar a filiação.

Destino traçado
Marco Aurélio de Mello vai cruzar o caminho de Lula em 2006. O ex-presidente do STF, segundo contas de técnicos do órgão, comandará o TSE no ano da eleição presidencial.

TIROTEIO

Do prefeito de Salvador, Antônio Imbassahy (PFL), defendendo que a reforma tributaria traga mudanças definitivas, e não soluções provisórias, como ocorreu em parte com a reforma da Previdência até agora:
- A reforma deve definir parâmetros permanentes para os municípios. Não se pode dar mais atribuições para as cidades ao mesmo tempo em que se corta repasse de recursos.

CONTRAPONTO

Sutil diferença

Alvo da Comissão de Ética do PT por conta de sua postura contra a reforma da Previdência, Heloísa Helena (AL) foi entrevistada pelo programa "Saia Justa", do canal pago GNT.
A atração, comanda pela jornalista Mônica Waldvogel, é voltada prioritariamente ao público feminino e conta ainda com a participação de Rita Lee, Marisa Orth e Fernanda Young.
Após um início morno, o programa foi aos poucos abordando os problemas que a senadora enfrenta com a cúpula do PT, em especial com José Genoino, que, segundo radicais, transformou-se num "conservador".
Ao final de um dos blocos, Mônica Waldvogel deixou uma pergunta no ar para a petista:
- Quem a senhora considera um radical genuíno?
Ao entrar os comerciais, alguém se deu conta:
-Radical Genoino?
Foi uma gargalhada só.


Próximo Texto: Reforma sob pressão: Sem consenso, relator volta a adiar proposta tributária
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.