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São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 2003

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Jornal é a mídia mais influente na hora da compra

DA REPORTAGEM LOCAL

O jornal é a principal fonte de informação para quem está decidido a consumir um produto ou serviço, revela uma pesquisa Ipsos-Marplan, divulgada anteontem, durante o congresso da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Segundo a pesquisa, que ouviu 960 pessoas em 11 capitais, 28% dos entrevistados disseram ser o jornal sua principal fonte de informação para compra de produtos, e 52% afirmaram estar o veículo entre suas duas principais opções.
Segundo Örjan Olsén, diretor-executivo do Ipsos Opinion, o jornal é "forte no apoio à decisão" por ser, entre outras coisas, atualizado, acessível, de fácil consulta e capaz de apresentar vários produtos para comparação.
Na manhã de ontem, Jim Chisholm, diretor do projeto "Dando forma ao jornal do futuro", da Associação Mundial de Jornais, falou sobre "estratégias de diversificação e crescimento" do veículo.
Chisholm afirmou que o público recorre a meios de informação diferentes para diferentes propósitos. "A idéia de que a internet está prejudicando os jornais não faz sentido", disse. "O site do "New York Times" ajuda a alavancar a circulação do jornal."


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