São Paulo, quarta-feira, 13 de setembro de 2000

Próximo Texto | Índice

PAINEL


Mãos à obra
A menos de um mês da eleição, o governo federal começou a veicular nas TVs abertas uma campanha publicitária regionalizada, que divulga obras da gestão FHC nas cidades em que as propagandas são exibidas. A recuperação da economia e a queda do desemprego são o pano de fundo comum a todas as peças.

Cidades eleitas
O governo começou sua nova campanha televisiva no último domingo, por São Paulo. Entre amanhã e sexta, entram no ar as propagandas feitas para Rio, Belo Horizonte e Fortaleza. O custo total, nessa primeira fase, gira em torno de R$ 2 milhões.

Fora de foco
O governo bate na tecla de que a economia está melhorando. Mas não é essa a percepção da população. A pesquisa CNT/ Sensus, divulgada ontem, informa que 41,6% consideram que a economia está "piorando". E 15,8% dizem que está "piorando um pouco". Para 21,4%, não está "melhorando nem piorando".

Topete mineiro
O detalhe que mais chamou a atenção do Congresso na pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem foi o empate técnico entre Ciro Gomes e Itamar Franco (15,6% a 13,8%). Sem Lula (PT) na disputa, a situação ainda é mais flagrante: 17,2% a 16,2%.

Rota bandeirante
Michel Temer (SP) deve ser o próximo presidente do PMDB, se Jader Barbalho for eleito presidente do Senado. A idéia agrada ao deputado, que é candidato ao governo de São Paulo. Até porque o Ministério da Justiça, para o qual é sempre lembrado, anda com pouco prestígio.

Cheiro de TRT
Desde fevereiro, o Tribunal de Contas da União enviou para a Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara uma auditoria revelando o desvio de verbas do SUS pela Prefeitura de Caxias (MA), na época em que o deputado Paulo Marinho (PFL-MA) era prefeito. E, até agora, nada.

Quizila baiana
Andam sujeitas a chuvas e trovoadas as relações de ACM com Rodolpho Tourinho (Minas e Energia). Uma altercação ocorrida recentemente entre os dois baianos foi a origem do boato, desmentido oficialmente, segundo o qual o ministro teria pedido demissão do cargo.



Aluno reprovado
O Brasil caiu no ranking mundial elaborado pela ONG Transparência Internacional, que mede a percepção da corrupção em 90 países a partir de pesquisas. Eduardo Capobianco, presidente da seção brasileira, anuncia hoje que o país ficou abaixo do 45º lugar, onde estava em 99.

Moral baixa
Em relação a 99, há um detalhe que piora ainda mais a situação do Brasil no ranking mundial da corrupção. Este ano, nove países a menos foram pesquisados.

Efeito bumerangue
Os ataques que Marta têm feito a Alckmin na TV são muito bem calculados. Por uma razão: o PT teme a "vitimização" do tucano, que, desde que subiu nas pesquisas, virou alvo predileto de Maluf, Tuma e nanicos.

Calendário maluco
O site oficial de Geraldo Alckmin exibia ontem um editorial assinado pelo tucano, que pedia votos para a eleição "do dia 3 de outubro". Tudo bem. Mas o primeiro turno será no dia 1º.

No banco de reserva
ACM gravou há quase um mês uma mensagem de apoio a Tuma. Até agora não foi ao ar. Michel Temer (PMDB) fez o mesmo há duas semanas. Também não apareceu no programa do xerife. De duas uma: Tuma não precisa de votos ou avalia-se que os cabos eleitorais não ajudam.

Perigo vermelho
Candidato a prefeito em Manaus, Serafim Corrêa (PSB) descobriu em pesquisas qualitativas que muitos eleitores o rejeitavam pelo fato de usar camisas vermelhas em campanha. Diziam que era "coisa de comunista". Hoje ele só veste amarelo.

TIROTEIO

De José Genoino (PT-SP), rebatendo José Anibal, secretário de Covas, segundo quem Marta Suplicy é prepotente:
- Arrogância é especialidade dos tucanos. Que aliás passaram anos de mãos dadas com Maluf.

CONTRAPONTO

Receita caseira
Por influência de seu avô Miguel Stéfano, Maluf tem o hábito de ingerir alho todos os dias.
Antigamente, misturava com água. Hoje, prefere tomar em pílulas. O ex-prefeito considera que é melhor por causa do hálito. Maluf costuma dizer que é fácil encontrar nas montanhas do Líbano pessoas com 100 anos em boas condições de saúde:
- E a base da comida é cebola crua, alho cru e carne crua!
Na semana passada, entre um aperto de mão e outro, o ex-prefeito passou a explicar para alguns eleitores a importância do consumo do alho para a saúde.
Empolgado, o candidato do PPB retirou algumas pílulas de uma caixinha de ouro que carrega no bolso e as distribuiu:
Ao seu lado, o candidato a vice em sua chapa, Cunha Bueno, que observava a cena, comentou, provocando gargalhadas:
- Cuidado! Vai acabar preso por exercício ilegal da medicina!



Próximo Texto: Congresso: ACM encaminha quebra de sigilo bancário e fiscal de EJ
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.