São Paulo, sexta-feira, 13 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT SOB SUSPEITA

Para vereadora, motivação era política

Prefeitura de Belém barra CPI que apuraria ligação com Santo André

MAURÍCIO SIMIONATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

A prefeitura petista de Belém (PA) conseguiu suspender na Justiça Estadual a instalação da CPI aberta pela Câmara Municipal para investigar as denúncias de ligação da administração local com empresas acusadas de integrarem o suposto esquema de propina para financiar campanhas do PT em Santo André.
O requerimento pedindo a CPI foi feito em junho passado por uma vereador do PL, partido que é coligado nacionalmente ao PT.
A juíza Rosileide Maria Cunha Filomeno, da 21ª Vara Cível de Belém, deferiu mandado de segurança sustando a CPI.
A Prefeitura de Belém entrou com com pedido de mandado de segurança anteontem, com argumento de ausência de "fato determinado, preciso e especificado" para a instalação da CPI.
O vereador Iran Moraes (PL), que pediu a apuração, afirmou ontem que a Câmara recorrerá hoje para cassar a liminar.
Para a líder da bancada petista, vereadora Marinor Brito, "a comissão teve motivação política".
A petista também disse que a bancada "está à disposição para participar de qualquer investigação, desde que hajam fatos concretos a serem investigados".
Um dos focos da investigação seria o suposto favorecimento da empresa Rodvias Engenharia Municipal, que é investigada no Ministério Público de São Paulo por suspeitas de favorecimento na Prefeitura de Santo André.
Os vereadores querem saber como a Rodvias foi contratada pelo menos quatro vezes, desde 98, para consultoria. A empresa tem como sócio Ricardo Pereira da Silva.
Em julho de 98, Edmilson Rodrigues nomeou Pereira, Pasetto e Orlando Ferreira para fazerem parte de uma comissão para escolha das empresas de limpeza.
As vencedoras foram a Terraplena, de Belém, que ganhou um contrato de R$ 60 milhões, e a Emparsanco, de São José dos Campos, que recebeu R$ 48 milhões.



Texto Anterior: Governo: FHC tenta derrubar "mitos" sobre ação na área social
Próximo Texto: Comissão em município de SP terá mais 30 dias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.