São Paulo, sexta-feira, 13 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para estudioso, idéias estão fora da realidade

DA AGÊNCIA FOLHA

O sociólogo gaúcho Zander Navarro, um dos maiores especialistas do tema no país, acredita que as propostas dos presidenciáveis não refletem a realidade rural brasileira. Para ele, há uma mistura de "reflexos ideológicos" e "desconhecimento do campo brasileiro".
"Presos a compromissos políticos, claramente o caso de Lula, ou reagindo à inércia da presença do assunto no imaginário político, no caso os demais candidatos, os programas não ousam considerar que a reforma agrária é uma demanda do passado, há muito deixando de ser uma questão nacional", declarou Navarro.
Doutor em sociologia pela Universidade de Sussex (Inglaterra), ele acredita que a reforma agrária é uma questão regional. "Se os candidatos tivessem coragem de reconhecer as mudanças recentes no país, não poriam em seus programas promessas que não cumprirão."
Para ele, "é um delírio querer realizar uma reforma agrária da metade sul de MG até o RS, por causa da modernização produtiva ocorrida na região, onde os imóveis de fato improdutivos são escassíssimos".
Por outro lado, segundo o sociólogo, a efetivação da reforma agrária no Nordeste seria um marco crucial da emancipação social e política do país. Navarro justifica: "Pois na região estão pouco mais da metade dos pobres rurais do país, e o Nordeste não responde por parcela expressiva da produção agrícola nacional".
Para ele, o governo poderia concentrar seus "limitados recursos" para criar novos sujeitos econômicos com a multiplicação da agricultura familiar, transformando a face social do mundo rural nordestino. (EDS)



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Especialistas criticam os programas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.