São Paulo, sexta-feira, 13 de outubro de 2000

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Acarajé no caminho
De volta ao Planalto após a viagem que fez à Europa, FHC reafirmou a interlocutores que o interesse do governo é ter o PMDB (Jader Barbalho) na presidência do Senado e o PFL (Inocêncio Oliveira) na da Câmara. O assunto já estaria resolvido não fosse a luta infinita de ACM.

Alma de escorpião
Jader foi aconselhado por caciques do PMDB e do PSDB a não reagir às provocações de ACM. Ao contrário dele, o baiano não teria nada a perder. Problema: o peemedebista não resiste às estocadas do rival e contra-ataca.

Bigode imortal
Questionado por um amigo na última terça, durante o lançamento do seu livro "Saraminda" em São Paulo, sobre suas reais pretensões de disputar a presidência do Senado, Sarney fez mistério de literato: "Estou olhando o norte e interrogando o sul". Ou seja, para bom entendedor, meia metáfora basta.

Anos de estrada
Profissional da política, Sarney joga com ACM, mas não tira o pé do PMDB. Se o baiano inviabilizar o nome de Jader, senta na cadeira de presidente do Senado. Mas, se o paraense se mantiver de pé, está preparado para ser credor de sua eleição.

Mórbida semelhança
Delfim Netto riu à toa ao abrir ontem os jornais e ver a foto de José Dirceu fazendo passeata ao lado de Marta e Erundina no centro da cidade: "O PT está tão à vontade com o poder que o Zé Dirceu está virando um sósia do Fernando Henrique. Só não estão idênticos porque o cabelo do Dirceu ainda é mais comprido".

Prudência mineira
Itamar hesita em declarar apoio a Célio de Castro (PSB) em BH para não cair na mesma armadilha em que se enredou Ciro Gomes em Fortaleza. O governador supõe que uma eventual derrota de Célio seria debitada em sua conta. Pior: pareceria que perdeu de FHC em casa.


Rescaldo eleitoral
Derrotada nas urnas, Erundina (PSB) ainda tem de se preocupar com as dívidas de campanha, que somam mais de R$ 1 milhão. Valor alto, sobretudo considerando que a candidata informara ao TRE que gastaria, no máximo, R$ 6,4 milhões.
Chapéu furado
Na reta final da campanha, com Erundina em baixa nas pesquisas, os doadores sumiram. No último mês, a candidata não teve dinheiro nem mesmo para colocar outdoors nas ruas.
O choro e a conta
Para saldar as dívidas, assessores de Erundina estão atrás de empresários que haviam prometido ajuda. "Com o estrangulamento do último mês, os 9,9% nas urnas foram um milagre", diz um aliado da deputada.
Matemática da esperança
Avaliação do comando de campanha de Paulo Maluf: para ter alguma chance de ultrapassar Marta Suplicy, o ex-prefeito tem de subir pelo menos cinco pontos nas pesquisas ao final da primeira semana de horário eleitoral, que começa hoje.
Fábula da raposa
Coordenador da campanha do pefelista Cássio Taniguchi, Heinz Herwig assumirá uma cadeira no Tribunal de Contas do Paraná após a eleição. O órgão é responsável, entre outras coisas, pela fiscalização das contas da Prefeitura de Curitiba.
Sem remetente
Tuma cogitou apoiar Marta contra Maluf. Além do veto do PFL, pesaram na opção pela neutralidade cartas iradas de eleitores que diziam ter votado no xerife. Há quem brinque que foram escritas em outro comitê.
Território hostil
Pesquisa interna da campanha de Regis Cavalcante (PPS-AL) revela que Maceió talvez seja a cidade mais anti-FHC do país. 71% consideram o presidente ruim ou péssimo. E Collor ainda foi se aventurar em São Paulo.

TIROTEIO

Do chefe da Casa Civil do Paraná, Alceni Guerra, sobre o crescimento do PT em Curitiba:
- A oposição raivosa de Roberto Requião (PMDB) e Álvaro Dias (PSDB) ao governo Lerner proporcionou o surgimento de uma oposição bem mais forte que a deles no Estado.

CONTRAPONTO

O sertanejo é um forte

João Paulo (PT) tem sido até agora uma das maiores surpresas das eleições. Após passar raspando para o segundo turno (Roberto Magalhães obteve 49,42% dos votos válidos), conseguiu 51% das intenções de voto contra 42% do pefelista logo na primeira pesquisa.
Enquanto o petista é tido como o mais "zen" e introspectivo dos políticos pernambucanos, Magalhães leva a fama de ser o mais ""zangado" e expansivo.
Adepto há anos da alimentação macrobiótica, o petista faz sessões de meditação transcendental duas vezes ao dia.
Acostumado com comícios agressivos, um locutor contratado pela sua campanha acabou provocando gargalhadas ao anunciar João Paulo, que é bem magrinho, quase um "palito", como dizem no PT.
- Com vocês, um homem corajoso. João Paulo, o nosso hércules pernambucano!!



Próximo Texto: Responsabilidade fiscal: Pelo menos 19 Estados não cumprem limites de lei
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.