São Paulo, domingo, 13 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RELIGIÃO

Número é recorde desde 1997; santuário recebeu 50 mil pessoas, o equivalente à capacidade máxima do local

200 mil romeiros vão a Aparecida no Dia da Padroeira

Dado Galdieri/Associated Press
Fiéis rezam na Basílica da cidade de Aparecida, em São Paulo


LUCIANA ARARIPE
ENVIADA ESPECIAL A APARECIDA

A cidade de Aparecida (167 km de São Paulo) recebeu ontem cerca de 200 mil romeiros para as comemorações do dia de Nossa Senhora Aparecida, segundo estimativas da Polícia Militar. É o recorde de público no santuário desde 97, quando 191 mil pessoas participaram das solenidades.
O público de ontem só não superou o número de fiéis que passaram pela basílica em 96, quando aproximadamente 215 mil acompanharam as celebrações.
No ano passado, cerca de 133 mil romeiros participaram das comemorações no dia 12.
A multidão estimada ontem no município do Vale do Paraíba bate com as previsões feitas pela administração da basílica, que esperava crescimento devido ao fato de a data comemorativa cair no sábado e, sobretudo, entre os dois turnos das eleições.
No interior do santuário, cerca de 50 mil pessoas, o equivalente à capacidade máxima do local, acompanharam a missa solene.
Embora com as presenças do governador Geraldo Alckmin, postulante à reeleição pelo PSDB, e do candidato tucano à Presidência, José Serra, a campanha eleitoral não foi mencionada pelo cardeal-arcebispo de Aparecida, dom Aloísio Lorscheider.
Dom Aloísio, antes do início da missa, agradeceu a presença do governador e da primeira-dama, Maria Lúcia Alckmin, e demais autoridades que estavam presentes à celebração sem citá-las nominalmente. Em sua homília, o arcebispo destacou o seguimento aos dez mandamentos católicos como forma de garantir uma terra sem males para o Brasil, assunto que foi tema da campanha da fraternidade deste ano.
Após a homilia, índios xavantes entregaram um documento com 670 mil assinaturas a deputados federais eleitos que estavam na cerimônia-Salvador Zimbaldi (PSDB) e Marcelo Ortiz (PV).
O abaixo-assinado pede a discussão e regulamentação da demarcação de terras indígenas.
A cantora Joana participou da missa das 10h e cantou "Mãezinha do céu". O cantor sertanejo Sérgio Reis interpretou temas religiosos durante a missa das 8h.
O forte calor, com temperaturas de até 35C fez com que cerca de 400 fiéis fossem atendidos no ambulatório da basílica até o meio-dia. Nenhum caso grave foi registrado e a equipe médica do santuário atendeu principalmente casos de desmaios, desidratação e hipertensão arterial.
O calor não incomodou, no entanto, a dona-de-casa Maria Angélica Ferreira, 62, que veio de Salvador (BA) para as comemorações do Dia da Padroeira. "Estou impressionada com o número de pessoas neste ano", disse.


Texto Anterior: Janio de Freitas: Os donos da especulação
Próximo Texto: Belém espera 1,8 milhão hoje
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.