São Paulo, domingo, 13 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÃO PAULO

Segundo o Datafolha, 51% dos eleitores de Maluf dizem que vão votar em Alckmin no segundo turno e 40% em Genoino

Alckmin tem 50%, e Genoino atinge 42%

LUÍS FERNANDO BOVO
EDITOR-ASSISTENTE DE REGIONAIS

O governador e candidato à reeleição Geraldo Alckmin (PSDB) lidera a disputa pelo governo de São Paulo no segundo turno. Pesquisa Datafolha realizada anteontem mostra o tucano com 50% das intenções de voto, contra 42% do petista José Genoino.
Na simulação para o segundo turno realizada na véspera do primeiro, a diferença entre o candidato tucano e o petista, que agora é de apenas oito pontos percentuais, chegava a 20 pontos.
Declararam estar indecisos em relação à escolha para o segundo turno 4% dos entrevistados, mesmo índice dos que afirmaram que votarão nulo ou em branco.
O Datafolha ouviu 1.630 eleitores em 82 cidades do Estado de São Paulo anteontem. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Considerando apenas os votos válidos, que é o critério utilizado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na apuração oficial, Alckmin tem 55% e Genoino, 45%, segundo o Datafolha. No primeiro turno, o governador teve 38,28% dos votos válidos, contra 32,45% do candidato petista.

Eleitores de Maluf
A pesquisa revela também as intenções de voto no segundo turno dos eleitores que dizem ter escolhido Paulo Maluf (PPB) no dia 6: 51% afirmaram que pretendem votar em Alckmin, enquanto 40% declararam intenção de escolher Genoino para governador.
Os mais de 4 milhões de eleitores do pepebista no primeiro turno -Maluf teve 21,38% dos votos válidos e ficou em terceiro lugar- vêm sendo disputados pelo PSDB e pelo PT. Ambos estão negociando com o PPB um apoio formal para o segundo turno.

Alianças
Enquanto as alianças não se concretizam, o Datafolha procurou saber o que acham os eleitores sobre o destino de Paulo Maluf no segundo turno. Na opinião de 45% dos entrevistados, o candidato derrotado deveria apoiar Alckmin, enquanto 34% dizem que o apoio do pepebista deveria migrar para o petista Genoino.
A pesquisa mostra ainda uma parcela que pretende mudar o voto no segundo turno. Há 8% de eleitores que afirmaram ter votado em Genoino no dia 6 e que agora admitem escolher Alckmin. Outros 5% dizem ter escolhido o tucano e pretendem mudar e votar no petista no dia 27.
A maior diferença entre Alckmin e Genoino está no eleitorado feminino, no qual o tucano chega a 56%, contra 36% do petista. Nos eleitores do sexo masculino, Genoino supera Alckmin numericamente e chega a 48% das intenções de voto, enquanto seu adversário atinge 45%. Levando em conta a margem de erro do levantamento, há empate técnico.
A pesquisa mostra também que, entre os eleitores que declararam ter votado em Luiz Inácio Lula da Silva para presidente, 70% disseram que votam em Genoino e 25% afirmaram preferir Alckmin.
Entre aqueles que afirmaram ter votado em José Serra (PSDB) para a Presidência, 86% disseram que vão escolher Geraldo Alckmin, enquanto 9% ficam com o petista.
Apesar de o primeiro turno ter ocorrido há uma semana, 32% dos eleitores paulistas não sabem dizer espontaneamente o número do seu candidato, enquanto 57% o informaram corretamente.

Avaliação
Alckmin atingiu a sua melhor avaliação como governador desde junho de 2001, quando o Datafolha realizou o primeiro levantamento sobre o seu desempenho.
O percentual dos que aprovam o governo tucano é de 45%, quatro pontos superior ao verificado em 27 de setembro, antes do primeiro turno das eleições.
A taxa dos entrevistados que consideram a administração regular permaneceu em 41%, enquanto o índice de ruim ou péssimo foi de 12% para 9%.


Texto Anterior: Em Aparecida, Serra volta a atacar o PT por proposta de debate único
Próximo Texto: Petista pretende usar emoção em programa na TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.