São Paulo, domingo, 13 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petista pretende usar emoção em programa na TV

EDUARDO SCOLESE
DA AGÊNCIA FOLHA

A coordenação estadual do PT já traçou a base dos programas eleitorais para o segundo turno do candidato do partido ao governo de São Paulo, José Genoino, no rádio e TV, que começarão amanhã, com 20 minutos diários (10 minutos para cada veículo de comunicação): narrar de forma emotiva a vida do candidato e ao mesmo tempo criticar os oito anos de administração tucana no Estado.
"Vamos mostrar a realidade do Estado de São Paulo, contrapondo com as propostas do PT. Nós precisamos tirar o véu do Estado virtual que o Alckmin [Geraldo, PSDB] está apresentando na televisão", disse Paulo Frateschi, presidente estadual do PT.
Nos programas do segundo turno, o PT decidiu aliviar um pouco a tática "bem-sucedida", segundo eles, de colar em Genoino a imagem do presidenciável do partido, Luiz Inácio Lula da Silva.
Entretanto a exposição da biografia do candidato será reforçada nesta etapa da campanha. Vôo próprio "Era muito importante associar o nome dele [Genoino] ao de Lula. Mas, quando a campanha se polariza, a personalidade do Genoino tem de ser ressaltada, mesmo porque ele tem vôo próprio, luz própria", afirmou José Machado, prefeito petista de Piracicaba e coordenador do programa de governo de Genoino.
"A população fica louca para viver em São Paulo quando vê o programa virtual de segurança do Alckmin. Temos de mostrar a vida real. Sobre educação e saúde também mostraremos a verdade", declarou Frateschi. Nostalgia A equipe do publicitário Duda Mendonça, responsável pelos programas eleitorais do partido, levou o candidato petista à sua cidade natal, Quixeramobim, no interior do Ceará, onde foi montada uma espécie de reconstrução da infância e da adolescência do candidato petista.
Todos os passos de Genoino no distrito de Encantado foram gravados e serão levados ao ar: o encontro emocionado com seus pais, a visita à igreja da cidade, o abraço em sua primeira professora e a caminhada na barragem que ajudou a construir quando ainda era menino.
"No segundo turno, com dez minutos à disposição, poderemos por exemplo mostrar na íntegra o jingle do Genoino, incluindo ainda imagens da campanha de rua e dos comícios", disse Marco Antonio Silva, secretário de Comunicação do PT paulista.
O presidente estadual petista sinalizou que a campanha na TV deverá seguir a mesma linha "light" adotada pelo candidato do partido à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, durante o horário eleitoral do primeiro turno.
Lula chegou a declarar que sua campanha era "Lulinha, paz e amor". "Não vamos fazer nenhum ataque nos programas. A nossa tendência é fazer uma disputa programática. Agora ninguém têm nanico [partidos pequenos]. Se alguém tiver de criticar, vai ter de ser ele [Alckmin] mesmo", declarou Frateschi.


Texto Anterior: São Paulo: Alckmin tem 50%, e Genoino atinge 42%
Próximo Texto: Tucano leva ao horário eleitoral obras e críticas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.