São Paulo, domingo, 13 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OPOSIÇÃO
Brizola considera insatisfatório o espaço dado ao partido
PDT pode deixar de integrar administração petista no RS

da Agência Folha, em Porto Alegre

O PDT poderá deixar de participar do futuro governo do PT no Rio Grande do Sul. O líder nacional do PDT, Leonel Brizola, considera reduzida a importância reservada ao seu partido pelo governador eleito Olívio Dutra.
O descontentamento e a eventual retirada do PDT pode ter reflexos na relação dos dois partidos no Rio, onde o pedetista Anthony Garotinho se elegeu tendo Benedita da Silva (PT) como vice.
Brizola, que já manifestou sua insatisfação a Olívio, tem dito a seus correligionários preferir o PDT fora da administração do que vê-lo em situação "subalterna". Se sair, o PDT promete apoiar o governo.
Na composição do primeiro escalão, anunciado há dez dias por Olívio, o PDT recebeu três secretarias: Obras, Turismo e Energia, Minas e Comunicações. O Irga (Instituto Riograndense do Arroz) também foi entregue ao PDT.
De acordo com Brizola, duas das secretarias a de Obras e a de Energia, Minas e Comunicações foram esvaziadas. Obras perderá a parte que cuida de habitação, que terá uma secretaria específica no governo petista. Energia, Minas e Comunicações teve sua força diminuída com a privatização de estatais no atual governo.
O PDT, que apoiou o PT no segundo turno das eleições, entende que foi decisivo para a vitória de Olívio e deseja controlar secretarias da mesma importância das duas destinadas ao PSB, Transportes e Justiça e Segurança Pública. O PSB integrou a coligação Frente Popular, liderada pelo PT.
O presidente regional do PT, Júlio Quadros, disse que a primeira etapa de composição do governo já está concluída, referindo-se ao secretariado. "Agora estamos discutindo as demais esferas", declarou ele, que tem conversado com dirigentes locais do PDT sobre o preenchimento de cargos no segundo e terceiro escalão.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.