São Paulo, quarta-feira, 14 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

Jornal cubano sugere que EUA têm medo

DA REDAÇÃO

Em Cuba, único país excluído da Cúpula Extraordinária das Américas, o jornal "Granma" afirmou que "faltaram indícios precisos para explicar por que os EUA convocaram os 34 presidentes", antecedendo o próximo encontro ordinário, em 2005. Sugere que a "pressa" tenha a ver com o temor diante da evolução do processo de integração sul-americana e com a tentativa de reeleição de George W. Bush, em outubro.
O argentino "El Clarín" citou o acordo entre Brasil e EUA para que na declaração final houvesse apenas uma referência "morna" à Alca. "Mas as concessões [norte-americanas] devem ser lidas com cuidado. A Alca é um projeto essencial para os Estados Unidos. Se houve concessões, foi para evitar que o encontro se tornasse um espetáculo de desavenças, como aconteceu em reuniões internacionais ao longo do ano passado."


Texto Anterior: Declaração trata de microeconomia e de corrupção
Próximo Texto: Artigo: Lidando com a trágica normalidade da América Latina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.