São Paulo, sábado, 14 de janeiro de 2006

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Medida preventiva
Ao atacar o Tribunal de Contas da União no caso Caixa Econômica Federal-BMG, governistas têm em mente o plano emergencial de recuperação de rodovias. Receberam informação de que o TCU entrará com tudo na fiscalização dos contratos sem licitação com empreiteiras.

Facções em guerra
Antes dos relatórios do TCU, no entanto, a preocupação do Planalto é com a disputa de foice entre empreiteiras ligadas ao PL e ao PT na divisão dos trechos.

Espírito CFJ
Os radares da Casa Civil estão ligados na tentativa de identificar, entre as empreiteiras preteridas, quem estaria alimentando o noticiário com detalhes das negociações das vencedoras.

Cortando as asas
Expoente da tropa de choque de Lula na Câmara, Renato Casagrande (PSB-ES) apresentou no final do ano projeto para criar o controle externo do Tribunal de Contas da União.

Lista que cresce
A CPI dos Correios acredita que novos mensaleiros deverão se tornar conhecidos do público quando chegarem os dados completos dos sigilos bancários. "Muitas informações estão faltando. É uma vergonha", afirma o relator da comissão, Osmar Serraglio (PMDB-PR).

Pente fino
Na semana que vem, Serraglio retomará a carga sobre três bancos que, segundo ele, ainda estariam devendo informações à comissão dos Correios: Safra, ABN Amro e BankBoston.

Gramática mensaleira
João Herrmann (PDT-SP), recém-revelado beneficário de repasses mensais feitos por empresa investigada pela CPI, apresentou um projeto de lei para acabar com a crase. "O acento não tem feito outra coisa a não ser humilhar muita gente", justifica o deputado no texto.

Na marra
A oposição resolveu que irá emendar o texto final de Garibaldi Alves (PMDB-PB) caso o relator da CPI dos Bingos leve adiante a disposição de deixar Antonio Palocci e José Dirceu fora do caso GTech, no qual assessores dos dois grão-petistas serão responsabilizados .

Desceu quadrado
Pegaram mal no PFL as farpas lançadas por aliados de Geraldo Alckmin contra Gilberto Kassab, vice que assumirá a prefeitura paulistana caso José Serra dispute a Presidência pelo PSDB. Ontem, o governador desautorizou as manifestações.

Bons tempos
"Todo mundo sabe que o Kassab foi o grande articulador da aliança do PFL com o PSDB na reeleição do Geraldo em 2002", diz um pefelista magoado.

Ritmo de aventura
Em sua nova fase pitbull, Alckmin visita hoje as obras da fábrica de vacinas do Butantan, com direito a posar com a cepa do vírus H5N1, que transmite a mortal gripe aviária. O instituto produzirá vacina para a doença.

Terapia de grupo
Preocupado com o acirramento da disputa interna no PSDB, Alberto Goldman promoverá uma reunião da bancada para discutir o quadro eleitoral e também sua sucessão na liderança tucana na Câmara.

Nota vermelha
O relatório da Comissão de Finanças da Assembléia paulista vai reprovar as contas do governo Geraldo Alckmin (PSDB) em 2005. O texto está a cargo do deputado Ênio Tatto (PT).

Causa comum
Germano Rigotto (RS) ligou para Anthony Garotinho (RJ) convidando o ex-governador a acompanhá-lo no lançamento de campanha pelas prévias no PMDB, quarta em Brasília. O presidenciável ficou de pensar.

TIROTEIO

Do presidente da Associação dos Juízes Federais, Jorge Maurique, sobre a possibilidade de o presidente Lula indicar um petista para o Supremo:
-Cargo de ministro do STF não pode servir de prêmio de consolação para quem não teve sucesso nas eleições.

CONTRAPONTO

Endereço errado

Acompanhando à distância a disputa entre José Serra e Geraldo pela vaga do PSDB na sucessão presidencial, o deputado mineiro Julio Delgado (PSB) encontrou esta semana o colega tucano Silvio Torres (SP) nos corredores vazios da Câmara:
-Silvio, bela movimentação a do Alckmin-, comentou Delgado, referindo-se ao anúncio do governador paulista de que está decidido a se desincompatibilizar até o dia 1 de abril.
-Tentei falar com o governador para cumprimentá-lo, mas não consegui-, continuou o relator do processo de José Dirceu.
O tucano recomendou que ele fizesse nova tentativa, mas Delgado não viu necessidade:
-Já liguei para o Aloysio [Nunes Ferreira] e pedi a ele que, na primeira oportunidade, dê os parabéns ao Alckmin!
Torres se divertiu sozinho. Ferreira é secretário de Governo e fiel escudeiro de José Serra.


Próximo Texto: Cassáveis do PT recorrem a testemunho de ministros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.