São Paulo, segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Lula sem Fidel?

Às vésperas da chegada de Lula a Cuba, Hugo Chávez, que há tempos cobra do brasileiro a visita a Fidel Castro, saiu dizendo que a tentativa de golpe na Venezuela, em 2002, "tinha como objetivo afetar a candidatura do Lula". Foi na fundação de seu Partido Socialista Unido, como noticiou ontem a BBC Brasil e foi depois manchete do Globo Online.
Mas nada de Fidel confirmar o encontro com o brasileiro, seu "amigo pessoal", segundo o porta-voz de Lula, que parte hoje com agenda de comércio mais afeita ao irmão Raul, segundo as agências. Na mídia estatal cubana, nem menção.

E TOME NIEMEYER

Um mês atrás, Fidel Castro saudou o centenário de Oscar Niemeyer com fartos elogios no "Granma".
Duas semanas atrás, o "New York Times" deu crítica de arquitetura falando em "deterioração do gênio", dizendo que ele é "a maior ameaça" às próprias obras-primas e questionando se não é hora de "nós -o público e seus clientes- intervirmos". Afinal, seus "últimos prédios são descuidados", de "qualidade em declínio".
Voltou o "Granma", ontem, e noticiou que ele apresentou o projeto brasileiro da Casa de Las Américas.

"BIG LEAGUE"

nyt.com


-Sexta no "NYT", capa do caderno de economia, o correspondente Alexei Barrionuevo apresentou o Brasil, com o campo Tupi e as nova refinarias da Petrobras, como aposta "para a Grande Liga do petróleo", até "elevando o suprimento dos EUA". Ecoou no "Wall Street Journal", entre incertezas para o ano no setor

"RELAX AND COME"

O colunista Roger Cohen, do "NYT", ex-correspondente do "WSJ" no Brasil, passou o ano por aqui e fez três colunas. Na de ontem, "O etanol é para todos?", escreveu de Campos, no Rio, sobre a vida dos bóias-frias. Antes, em "Um novo dia nas Américas", tratou do novo livro de Michael Reid sobre a região, "Forgotten Continent", e proclamou que "o futuro do Brasil é agora".
Antes ainda, em "Lições brasileiras para 2008", resolveu adotar o "Karma brasileiro", do "relaxe e goze" de Marta Suplicy, para enfrentar a "vida americana".

MAIS E MAIS RECORD

Rafael Andrade/economist.com
"O sucesso de Mr. Macedo", na revista


A "Economist" acompanhou sessão de "exorcismo no almoço", em uma Igreja Universal, para abordar longamente o avanço do pentecostalismo no país -e em especial o de Edir Macedo, com "uma poderosa rival para a Globo" e um canal de notícias. Ironiza que ele "desenvolveu engenhosos modelos de negócios", o que "é humano", não "divino".
E o blog Blue Bus noticia que a Record se prepara para entrar na imprensa, "já na montagem de redação" para "uma revista ou um jornal diário".

GLOBO E A "RELAÇÃO"
Saiu na "Carta Capital" que promotor quer saber "o grau de amizade" e muito mais da ligação do maior jogador do mundo, Kaká, com os líderes da Igreja Renascer. Em horas, ecoava no site da Globo, sob o título "Juiz intima Kaká por relação com igreja".

"KAKÁ INVESTIGADO"
Ecoou mais, avançando no fim de semana pela cobertura de futebol na Europa, do espanhol "El Mundo Deportivo" ao italiano "La Gazzetta dello Sport". Maior destaque na busca de Brasil do Google, foi notícia da agência AP ao chinês "Diário do Povo".


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Roraima: Índios bloqueiam rodovias e cobram demarcação de terras
Próximo Texto: Entrevista da 2ª/Solange Paiva Vieira: "Companhias serão punidas por atraso e cancelamento de vôos"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.