São Paulo, quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garibaldi diz que decisão foi "precipitada"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), criticou a decisão do ministro Tarso Genro (Justiça) de conceder refúgio político ao italiano Cesare Battisti. "Me parece uma atitude precipitada, uma vez que havia pareceres contrários. É também arriscada levando-se em consideração as possíveis consequências."
Para o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), Tarso agiu de forma distinta ao decidir enviar de volta a Cuba dois atletas que haviam abandonado a delegação de seu país durante o Pan do Rio, em 2007. "Estranho o fato de a decisão com os cubanos ter sido tão rápida. Não sei se o ministro age por razões emocionais ou ideológicas."
Secretário de relações internacionais do PT, Valter Pomar considerou acertada a decisão. "Sou favorável. Faz parte da tradição do governo brasileiro", disse. Segundo ele, no entanto, não há uma posição oficial do PT.
Já o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) disse que o Brasil está se "especializando" em abrigar "criminosos".


Texto Anterior: Tarso concede asilo a italiano condenado por terrorismo
Próximo Texto: Saiba mais: Escritor foi condenado por 4 assassinatos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.