São Paulo, quinta-feira, 14 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Escândalo levou presidente Nixon a renunciar

DA REDAÇÃO

Watergate foi o escândalo -revelado pela mídia- que culminou com a renúncia do presidente Richard Nixon (1913-1994), em 1974.
O episódio começou em junho de 1972, quando cinco homens foram presos ao invadir a sede do Partido Democrata, no edifício que deu nome ao escândalo, para obter documentos comprometedores relacionados a Hubert Humphrey, adversário de campanha de Nixon, que tentava a reeleição.
Os jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein, do "The Washington Post", descobriram, por meio de uma fonte misteriosa apelidada de "garganta profunda", o envolvimento de Nixon.
A participação direta do presidente no episódio, curiosamente, ficou provada pelas gravações que ele mesmo mandara fazer de suas conversas de trabalho na Casa Branca.

Zimbábue
A referência do senador José Sarney (PMDB-AP) ao Zimbábue diz respeito ao presidente daquele país, Robert Mugabe, que está há 22 anos no poder e foi reeleito com 56,2% dos votos, contra 41,9% do líder da oposição, Morgan Tsvangirai, segundo resultado das eleições divulgado ontem.
Os Estados Unidos condenaram as eleições no Zimbábue. Segundo a oposição, houve fraudes. Para os EUA, o governo não permitiu um processo eleitoral "justo e livre".
Mugabe baseou sua campanha na promessa de prosseguir com sua controvertida reforma agrária e fez aprovar uma série de leis repressivas e decretos de última hora para modificar a lei eleitoral. Ex-guerrilheiro nacionalista, ele é acusado pela comunidade internacional de autoritarismo e violação dos direitos humanos.



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Governadora se defende em horário nobre na TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.