São Paulo, quinta-feira, 14 de março de 2002

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Ciro e pefelista contestam pesquisa

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM JOINVILLE
DA REPORTAGEM LOCAL

A pesquisa do Ibope divulgada anteontem com intenção de voto para presidenciáveis, que teve patrocínio do Bank of America, foi colocada sob suspeita pelo pré-candidato do PPS, Ciro Gomes, e pelo presidente do PFL, Jorge Bornhausen. A pesquisa apontou a queda de Roseana Sarney (PFL) e a subida de José Serra (PSDB).
"O que nos surpreende é que o Bank of America tenha feito uma pesquisa. E que não seja uma pesquisa para o seu interesse pessoal, para avaliar os riscos políticos, e sim para distribuir para o público, por meio de uma emissora de televisão", disse Bornhausen.
Para ele, "é muito estranho que uma multinacional, que nunca apresentou qualquer pesquisa, apresente uma agora".
Já Ciro disse estranhar o fato de Serra ter aparecido "de repente" em segundo. "O que, pelo amor de Deus, um banco estrangeiro está fazendo ao pagar uma pesquisa que custa cerca de R$ 300 mil a sete meses das eleições? É difícil saber qual é o interesse deles [do Bank of America" a respeito da preferência dos brasileiros para a sucessão presidencial."
A prática de fazer pesquisas sob encomenda de candidatos, partidos ou empresas é comum entre os institutos.
O único que somente realiza pesquisas eleitorais para veículos de comunicação é o Datafolha, com o compromisso, previsto em contrato, de que os resultados sejam sempre divulgados. O instituto não tem entre seus clientes partidos políticos.

Ibope
O presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, ironizou a suspeita de Ciro Gomes sobre a pesquisa. "É o mesmo Ibope que o Ciro sempre foi cliente. Só encomenda pesquisas quem acredita."
Montenegro classificou a atitude de Ciro como "um choro normal de quem está perdendo".
Sobre Bornhausen, afirmou que, em fevereiro, fez uma pesquisa "em que Roseana estava bem e ele não reclamou".

Contrato
A assessoria de imprensa do Bank of America afirmou que tem contrato com o Ibope desde maio de 2001, para produção de pesquisas a respeito de vários assuntos, entre eles, de intenção de voto. A empresa não revelou o valor do contrato.
"As outras pesquisas têm como objetivo identificar a expectativa da população brasileira sobre a economia e a percepção sobre questões como segurança e saúde, por exemplo", disse o porta-voz do banco, Nemércio Nogueira.
Segundo Nogueira, o teor do levantamento é repassado primeiro aos clientes do banco e então divulgado para a imprensa -geralmente, para o jornal "Valor Econômico", por ser especializado em economia.
No caso da pesquisa presidencial de anteontem, o banco foi procurado pelo Ibope, que pediu sua autorização para repassar os dados à Rede Globo, com o argumento de que o teor era "de grande interesse público". O banco deu a permissão.
O Bank of America, de origem norte-americana, tem expandido sua atuação no Brasil. Terceiro maior banco privado dos EUA, adquiriu recentemente o banco Liberal.


Colaborou a Sucursal do Rio



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