UOL

São Paulo, sexta-feira, 14 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vítimas de grampo afirmam à PF que ACM é o mandante

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O líder do PT na Câmara, deputado baiano Nelson Pellegrino, e o ex-deputado Benito Gama (PMDB-BA) indicaram ontem, em depoimento formal à Polícia Federal, o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) como mandante dos grampos feitos em seus telefones celulares em 2002.
"O esquema de interceptações telefônicas clandestinas sequer teria sido montado se não houvesse anuência expressa do senador Antonio Carlos Magalhães", disse Pellegrino em seu depoimento, segundo inquérito da PF.
A Polícia Federal abriu um inquérito no início de fevereiro para investigar a escuta irregular do telefone celular do deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA). Em seu pedido à PF, Geddel citou sua suspeita de que ACM seria o mandante.
Benito e Pellegrino, adversários políticos de ACM, citaram diversas vezes o nome do senador em seus depoimentos.
Ambos relacionaram como suspeita do envolvimento do senador o fato de acontecimentos da vida pessoal dos dois aparecerem em notas jornalísticas do "Correio da Bahia", de propriedade de ACM. O senador baiano nega envolvimento nos grampos telefônicos.
Segundo o delegado Gesival Gomes, que preside o inquérito, metade da investigação já foi feita. Ontem, Pellegrino informou que no período entre junho e julho do ano passado foi procurado por Crispiniano Daltro, presidente do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia.
Na ocasião, Daltro teria dito que a secretária de Segurança Pública estadual, Kátia Alves, realizara reuniões para ordenar o grampo. O delegado Gomes afirmou que ainda não há certeza se Daltro será convocado.
Segundo o inquérito da PF, houve interceptação ilegal de 232 telefones, em alguns deles mais de uma vez. A Folha apurou que a tomada de depoimentos continua hoje, com Mauro Alexandre, ex-funcionário da TIM/ Maxitel.
O nome do funcionário foi citado por policiais baianos que teriam efetuado, operacionalmente, os grampos nos telefones. (IURI DANTAS)


Texto Anterior: Bahiagate: PFL, PSDB e PMDB se unem e adiam investigação de ACM
Próximo Texto: Beijos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.