São Paulo, quarta-feira, 14 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Chinaglia vai colocar em pauta ampliação do foro privilegiado

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT), disse ontem que o Congresso vai "enfrentar" o debate sobre a ampliação do foro privilegiado para julgamento de processos contra ocupantes de cargos públicos.
"Enfrentar" significa colocar na pauta de votação a Proposta de Emenda à Constituição que prevê duas mudanças: estender o foro privilegiado a ex-autoridades e aos processados por improbidade administrativa.
O foro privilegiado é o mecanismo pelo qual o presidente, ministros, congressistas, governadores, prefeitos, integrantes do Judiciário e do Ministério Público só podem ser processados em instâncias "especiais", como o Supremo Tribunal Federal, o Superior Tribunal de Justiça e os Tribunais de Justiça.
A exceção, hoje, são os processos por ato de improbidade ou contra ex-autoridade.
Em entrevista, Chinaglia disse que foi contra o projeto quando era oposição, mas que, agora, embora não emita opinião, reconhece "considerações fundamentadas de que [o foro] não é ruim para a sociedade". (RANIER BRAGON)


Texto Anterior: Só empreiteiras brasileiras podem participar de edital do São Francisco
Próximo Texto: Reforma ministerial: Tarso anuncia que vai assumir Justiça na sexta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.