São Paulo, terça-feira, 14 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marco Aurélio aponta pressão sobre indicado

RENATO FRANZINI
DA REDAÇÃO

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Marco Aurélio de Mello, disse ontem esperar que o advogado-geral da União, Gilmar Mendes, repita sua trajetória no STF.
"Ele entra com o desafio [de superar a pressão" e espero que repita a minha trajetória", disse Marco Aurélio, antes de discursar à noite em evento em São Paulo.
A afirmação foi uma resposta à pergunta sobre se a pressão que Gilmar Mendes enfrenta influirá em sua atuação no STF, caso seja confirmado no cargo após sabatina amanhã no Senado.
Gilmar Mendes foi indicado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, e a principal crítica contra ele é a proximidade com o governo. Como advogado-geral da União, defendeu o governo em casos que ainda podem ser apreciados pelo STF.
Marco Aurélio vê nisso uma semelhança com a sua história. Ele foi nomeado ministro do STF em 1990 por seu primo, o então presidente Fernando Collor de Mello.
"Uma coisa é o Gilmar Mendes assessor jurídico, advogado-geral da União. E outra coisa, eu tenho certeza, porque julgo as pessoas por mim, será Gilmar Mendes juiz", disse o presidente do STF.
Defensor do sistema de cotas para minorias raciais em órgãos públicos, Marco Aurélio discursou ontem em evento promovido pela Afrobras (Sociedade Afro-Brasileira de Desenvolvimento Sóciocultural). No evento, o ministro Paulo Renato Souza (Educação) recebeu o projeto de criação de uma universidade com prioridade de vagas para negros.


Texto Anterior: Procurador abre inquérito civil contra a AGU
Próximo Texto: Panorâmica - Justiça: Laranjeira deve responder a inquérito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.