UOL

São Paulo, quarta-feira, 14 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petista diz que vive "Romeu e Julieta" com vice

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez ontem uma inesperada e bem-humorada "declaração de amor" a seu vice, José Alencar, durante solenidade com temática educacional no Planalto.
"Eu precisava do José Alencar, o José Alencar precisava de mim. A nossa história se juntou como um caso de amor profundo, como Romeu e Julieta", disse Lula.
Ao perceber sorrisos maliciosos na platéia de cerca de cem pessoas, o presidente emendou, também rindo: "Mas cada um respeitando a sua individualidade." Sentados no local destinado às autoridades, Alencar e a primeira-dama, Marisa, apenas riram.
Lula fez a referência a seu vice ao comentar discurso da presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, que defendeu que jovens tenham direito a uma "oportunidade" para poderem estudar e progredir.
"Quis a história que o Brasil fosse governado por dois homens, José Alencar e eu, que estivemos no balaio daqueles que tiveram menos oportunidades no país", disse Lula, lembrando que nem ele nem seu vice têm diploma universitário. "Mesmo assim, José Alencar se transformou num líder empresarial muito bem-sucedido e eu me transformei num modesto dirigente sindical, também bem-sucedido", completou.
Recentemente, Alencar criticou pontos da política econômica do governo -em especial, mudanças previstas na reforma tributária e as altas taxas de juros. Lula, apesar disso, continua tendo em alta conta seu vice, e o episódio não abalou as boas relações pessoais de ambos.
As declarações do presidente foram dadas durante uma cerimônia em que um grupo de empresários, em colaboração com o Instituto Ayrton Senna, financiará ações de alfabetização de crianças e jovens no semi-árido nordestino. O público-alvo é de 600 mil pessoas. Na platéia, havia cinco crianças de Garanhuns (PE), cidade-natal de Lula. (FÁBIO ZANINI)


Texto Anterior: Reformas: 80% dos sindicatos são "de carimbo", diz Lula
Próximo Texto: Operação social: Governo "enquadra" Fome Zero e unifica os programas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.