São Paulo, sexta-feira, 14 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na TV, PSDB cobra promessas feitas por Lula e retoma o caso Waldomiro

DA REDAÇÃO

Em propaganda de 20 minutos ontem em rede nacional de rádio e TV, o PSDB usou a maior parte do tempo para criticar a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva e reafirmar seu papel de oposição ao governo. O partido exibiu imagens de Lula fazendo promessas na campanha eleitoral -para depois dizer que não as cumpriu- e mostrou o vídeo de 2002, com legendas, no qual o ex-assessor da Planalto Waldomiro Diniz pede propina a empresário de jogos.
O programa ainda retomou outros casos que desgastaram o governo, como a viagem da ex-ministra Benedita da Silva à Argentina -paga com dinheiro público- para participar de compromissos particulares, a fila de idosos para recadastramento no INSS e a retração do PIB (Produto Interno Bruto) em 0,2% em 2003.
No mesmo dia em que se lançou pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, o presidente nacional do PSDB, José Serra, abriu o programa afirmando que o país está "no caminho errado". Na seqüência, vieram os ataques. A propaganda diz que houve "promessas não-cumpridas", "arrocho salarial" e "fracasso dos programas sociais".
Quando recuperou trechos de Lula fazendo promessas na campanha eleitoral de 2002, os tucanos levaram ao ar imagens do então candidato dizendo que seria preciso criar 10 milhões de empregos no país e que iria dobrar o poder de compra do salário mínimo em quatro anos, entre outras.
Ao declarar que o governo não liberava verbas para os programas sociais, o apresentador afirmou que "o presidente não manda" e que falta "competência ao governo para administrar o país".
O programa mostrou ainda uma inversão de papéis entre o PT e o PSDB quando o assunto foi a área econômica. Como os petistas durante o governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), o PSDB criticou a atual taxa de juros e os aumentos que considera pequenos do salário mínimo.
No final, a propaganda mostrou "realizações" dos governadores do partido. (VIRGILIO ABRANCHES)

Texto Anterior: Eleições 2004: Serra liga Marta a Lula e diz que fica 4 anos
Próximo Texto: Segundo Genoino, atual gestão ajuda candidatos do PT
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.