São Paulo, sábado, 14 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIVRE EXPRESSÃO

Justiça mantém apreensão de livros de Morais

ADRIANA CHAVES
DA AGÊNCIA FOLHA

O Tribunal de Justiça de Goiás negou ontem recurso impetrado pela editora Planeta do Brasil com o objetivo de reverter a ordem de recolhimento do livro "Na Toca dos Leões", de Fernando Morais, das livrarias de todo o país.
Com a liminar mantida, a Planeta do Brasil tem 20 dias -contados a partir do último dia 6, quando a editora foi notificada oficialmente da decisão da 7ª Vara Criminal de Goiânia- para retirar os exemplares do mercado. Caso não cumpra o prazo, será multada em R$ 50 mil.
Na quarta-feira, os advogados da Planeta pediram a revisão da decisão do juiz Jeová Sardinha de Moraes no TJ, alegando impossibilidade de cumprir a ordem.
A editora afirma já ter distribuído 50 mil exemplares a 430 clientes, que os redistribuíram a revendedores menores, atingido 1.200 pontos de venda no Brasil.
O escritor, a editora e o publicitário Gabriel Zellmeister, da agência W/Brasil, são réus em duas ações cíveis movidas pelo deputado federal Ronaldo Caiado (PFL).
Os acusados foram impedidos de falarem sobre o caso, sob risco multa de R$ 5.000 por declaração. Caiado também entrou com uma ação de calúnia contra Morais.
"Na Toca dos Leões" conta a história da W/Brasil e atribui a Caiado uma declaração dada em 1989, quando era candidato à Presidência e procurou a agência para fazer sua campanha.
Na página 301 do livro, o parlamentar aparece apresentando a "esterilização das mulheres como solução da superpopulação dos estratos inferiores da população, os nordestinos". Caiado nega ter feito essa declaração.


Texto Anterior: Outro lado: Governo, FGV e empresa negam irregularidade
Próximo Texto: Campo minado: Mais 3.000 sem-terra aderem à marcha do MST rumo a Brasília
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.