São Paulo, quarta-feira, 14 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Marina espetacular

A partir das 16h30, foi a manchete de Folha Online e demais -depois também dos telejornais. Começou a corrida para descobrir por que Marina Silva saiu, com os sites, como Globo Online, concluindo que foi pela opção de Lula por Mangabeira Unger na coordenação do Plano Amazônia Sustentável. O eventual sucessor logo se espalhou, Carlos Minc, que não é petista, como destacou a escalada do "Jornal Nacional". UOL, iG e o "Jornal da Record" já ressaltavam então a indignação do presidente com a petista histórica. Ele "não gostou do tom de espetáculo" dado por ela à cobertura.
Mas desde as 8h o blog de Lauro Jardim estranhava a ausência da ministra em cerimônia, um dia antes.

"DEATH SQUADS"
Renato Chalu/washingtonpost.com
No topo das buscas de Brasil ontem no Google, o temor de um bispo do Pará de que a absolvição do fazendeiro pelo assassinato da freira americana Dorothy Stang "abre a temporada de caça aos ambientalistas", com os "esquadrões da morte"

BBC INVADE A AMAZÔNIA
bbc.co.uk
A saída de Marina Silva coincide com uma dezena de jornalistas da BBC na Amazônia, da China, dos EUA, da Indonésia, para uma cobertura especial amanhã, ao vivo de cidades no Amazonas, Pará e Mato Grosso, mais entradas da Europa à Nigéria. O foco é "O Paradoxo da Amazônia", em suma, "o confronto entre as necessidades dos povos locais de explorar a floresta e a necessidade global de preservar os recursos". O especial já tem home própria (acima), quase uma dezena de textos postados e fotos no Flickr.

SOBERANO LÁ
wsj.com
Na longa reportagem de primeira página que saudou o Brasil no "pelotão da frente dos emergentes" (leia em Dinheiro), o "WSJ" destacou o lançamento do fundo soberano pelo ministro da Fazenda, com foto (acima)

SOBERANO CÁ
O Terra deu manchete e até transmitiu ao vivo, mas o anúncio do fundo soberano ontem pelo ministro Guido Mantega foi dado com ironia pelo portal da Globo -e no mais quase ignorado.

BC EM CAMPANHA
Henrique Meirelles, ainda presidente do Banco Central e talvez candidato ao governo de Goiás, elogiava ontem o senador Aloizio Mercadante no Valor Online, por propor maior superávit primário.

LULA E O RECORDE
A entrevista de Lula à revista alemã "Der Spiegel", que levou para o título o desejo brasileiro de entrar para a Opep, supostamente para conter o preço, "fez o petróleo saltar para US$ 126 o barril", noticiou o "Times", dois dias atrás. E ontem o site do "Financial Times" reclamava de Lula pela declaração -ao mesmo tempo em que o aconselhava a não entrar para o cartel.
O UOL traduziu ontem a longa entrevista, que precede a visita da primeira-ministra Angela Merkel ao Brasil.

"NÃO QUERO NEGRO"
g1.globo.com
13 de maio e, aqui como no exterior, sites noticiavam que em 2008 os negros superam os brancos no Brasil. Já o "JN" seguia na campanha anticotas e o "portal da Globo" dava na home a "notícia" acima.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Suíça deve colaborar no caso que envolve Alstom e Metrô
Próximo Texto: Kassab agora tenta atrair PP de Maluf para sua coligação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.