São Paulo, quarta-feira, 14 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANÁLISE

Presidenciável respondeu com brilho a tudo

MARCELO COELHO
COLUNISTA DA FOLHA

"Seu governo será mais antiamericano do que o de Fernando Henrique Cardoso?" O clima entre jornalistas da Folha e Ciro Gomes já não estava dos melhores, e ele encarou a pergunta como dúbia, "com cascas de banana."
Ciro explicou os motivos de seu descontentamento. Esse tipo de questão tentaria extrair respostas comprometedoras: se o candidato disser que sim, vai soar como provocação aos EUA; se disser que não, soaria como "abastardamento", "prostração".
Depois da bonomia de Lula, na tarde anterior, custou-se a perceber que ali a conversa era outra. O encontro foi desandando. Ciro reclamou de episódios em que teria havido "manipulação" da imprensa e criticou o governismo dos meios de comunicação. Foi quando vi Clóvis Rossi quase perder as estribeiras.
Na segunda-feira, o esforço de Lula foi mostrar que sua candidatura não assusta ninguém. Terminou dizendo banalidades. Não era essa a preocupação de Ciro. O fantasma que pesa sobre sua postulação é o de que seja um novo Collor, que tenha um temperamento estourado etc.
Ele quis desmentir essa idéia. Explica, aliás, o bom estado de suas relações com Antonio Carlos Magalhães pelo fato de prezar o entendimento, a conciliação. Ironicamente, foi ao falar no assunto que o diálogo com jornalistas começou a ficar conflitivo.
Se não é estourado, Ciro assusta bastante. Ele tem a articulação verbal, o ar de superioridade, a linguagem das elites; o domínio da retórica parlamentar e o economês fluente. Ao mesmo tempo, um discurso marcadamente oposicionista. Está o tempo todo no ataque, usando terminologia avançada: "locus institucional", "atipia".
Será um novo Collor? Seu discurso é mais técnico, não fala em "descamisados" nem em "caça aos marajás". Ciro respondeu com brilho a tudo e mais um pouco na sabatina de ontem. Mas será um novo Collor? Saí do Teatro Folha com essa pergunta menos respondida do que antes.



Texto Anterior: Qual a opinião do sr. sobre cota para negros nas universidades?
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.