UOL

São Paulo, quinta-feira, 14 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MST expande invasões nas terras de Agripino

DA AGÊNCIA FOLHA

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) vem expandido as invasões a fazendas da família do senador José Agripino (PFL), que é líder do PFL no Senado, nos últimos dias.
São três propriedades invadidas atualmente, todas elas contíguas, na zona rural de Mossoró (271 km de Natal). A última invasão, na fazenda Alagoinha, ocorreu na noite de segunda para terça. Cerca de 150 pessoas entraram na área. No sábado, outros 120 integrantes do MST já haviam invadido parte da fazenda São Pedro.
As invasões a terras da família de Agripino começaram na fazenda São João, no fim de junho. Cerca de 200 pessoas participaram da ação caracterizada como "política" pelo MST (um protesto contra o senador e o PFL). O número de pessoas dobrou de lá para cá.
O superintendente do Incra no RN, César de Oliveira, disse ontem que já foram concluídos os trabalhos de campo sobre a vistoria na São João, iniciados após a invasão. "Há indicativos de que a fazenda é improdutiva."
Caso entre na classificação, a São João poderá ser comprada pela União para a reforma agrária, apesar de a medida provisória antiinvasão editada no governo FHC proibir vistorias e excluir terras invadidas do programa (pode ser mudado quando há acordo entre o governo e dono). Alagoinha e São Pedro também passarão por vistoria.
Agripino disse que a família não pedirá reintegração de posse nem criará obstáculos para desapropriação. (EDUARDO DE OLIVEIRA)


Texto Anterior: STF julga hoje caso dos sem-terra em São Gabriel
Próximo Texto: Sem-terra bloqueiam rodovia no Maranhão
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.