São Paulo, sábado, 14 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula evita caso e diz que só fala de empate no futebol

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva evitou ontem dizer qual será a posição do governo caso o Supremo Tribunal Federal confirme as expectativas e decida pela extradição do ex-militante italiano de extrema esquerda Cesare Battisti.
"Você quer que eu fale de uma decisão que ainda não aconteceu. Quando se dá empate, no futebol eu dou palpite. Mas na Justiça, Deus me livre", afirmou Lula ontem. Anteriormente, o presidente já havia declarado que seguirá a orientação dada pelo STF.
O placar do julgamento está empatado em 4 a 4. Ainda falta o voto do presidente do Supremo, ministro Gilmar Mendes, que já sinalizou ser favorável à extradição do italiano. O caso será finalizado na próxima quarta-feira.
O caso Battisti gera movimentações tanto dos defensores da extradição como dos contrários a essa decisão. Lula estará no fim de semana na Itália, onde vai se encontrar com o primeiro-ministro Silvio Berlusconi, que deu várias declarações favoráveis à extradição e já disse confiar na "sabedoria" dos ministros do STF.
O próprio Gilmar Mendes já declarou mais de uma vez que, se a corte votar pela extradição, caberia ao presidente Lula respeitar a decisão. Com a extradição praticamente definida, o Supremo ainda precisará discutir se o presidente pode ou não decidir pela permanência do italiano, mesmo com uma posição contrária da mais alta corte do país.
Cesare Battisti militou no movimento PAC (Proletários Armados pelo Comunismo) durante os anos 70. Depoimentos de ex-colegas, concedidos em troca de benefícios jurídicos, o ligaram a quatro homicídios ocorridos no final da década de 70, entre eles o de um açougueiro e de um joalheiro. Ele foi condenado à prisão perpétua. (FERNANDO BARROS DE MELLO)


Texto Anterior: Voto de Mendes vê "crime comum" de Battisti
Próximo Texto: Protesto: Battisti faz greve de fome e diz que sua vida está nas mãos de Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.