São Paulo, sábado, 14 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Intelectuais pedem físico na pasta de Ciência

DA REDAÇÃO

Um grupo de importantes cientistas e intelectuais encaminhou ontem uma carta-manifesto ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, em que defendem o nome do físico da Universidade Federal de Pernambuco Sérgio Rezende, 62, para a pasta de Ciência e Tecnologia.
O manifesto é assinado, entre outros, pelo crítico literário Antonio Cândido, pelos físicos Rogério Cezar de Cerqueira Leite e José Leite Lopes e pelo escritor Ariano Suassuna.
"É preciso colocar um cientista no ministério para mostrar que há importância na pesquisa científica", disse o biólogo Crodowaldo Pavan, ex-presidente do CNPq, também signatário da carta.
O PT já tem praticamente fechado o nome de Roberto Amaral, vice-presidente do PSB, para a pasta. Amaral foi indicado pelo candidato derrotado à Presidência Anthony Garotinho (PSB) e pelo presidente do PSB, Miguel Arraes.
Leite Lopes também defende "um cientista na pasta". Pavan disse não ter "nada contra Roberto Amaral", mas disse que "um político dificilmente saberá explicar qual é a necessidade da pesquisa". Rezende, doutor pelo MIT (Massachussetts Institute os Technology), é ligado ao PSB e ex-secretário da área no governo de Miguel Arraes.


Texto Anterior: Lula cria secretaria social; Tarso será titular
Próximo Texto: Perfil: Celso Amorim foi ministro na gestão Itamar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.