São Paulo, domingo, 15 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CASO CPEM

PT define se punirá autor de denúncias

LUIZ MAKLOUF CARVALHO
especial para a Folha

A comissão de ética interna do PT que avalia o comportamento do economista Paulo de Tarso Venceslau reúne-se hoje, a portas fechadas, na sede nacional do partido. Venceslau é o autor de denúncias de tráfico de influência envolvendo uma empresa de consultoria (a Cpem), Luiz Inácio Lula da Silva e o advogado Roberto Teixeira, dono da casa onde o petista mora de graça desde 1989.
É a última reunião da comissão e dela deve sair o parecer final sobre o filiado Venceslau. A decisão dos cinco integrantes -escolhidos por sorteio, em outubro do ano passado- pode ir do arquivamento do caso (por falta de provas) até a expulsão, passando pelas penas de advertência e suspensão. A direção do PT aguarda o resultado com expectativa. A Folha apurou que houve pressão de parte da direção do PT a integrantes da comissão de ética. Eles foram alertados sobre os prejuízos de um parecer favorável ao economista.
O parecer da comissão será enviado ao Diretório Nacional do PT. A Folha apurou que dos 5 integrantes -Moisés Basílio Leal (SP), Pedro Pereira do Nascimento (SP), André Luiz de Souza Costa (CE), Vander Luiz dos Santos Loubet (MS) e Maurício Abdalla Guerrieri (ES)- 2 estão propensos a votar por uma pena leve (advertência), com críticas também à direção (que, em sua avaliação, não apurou as denúncias no momento adequado).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.