UOL

São Paulo, sábado, 15 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Economistas acusam Lula de continuísmo

DA REPORTAGEM LOCAL

O Conselho Federal de Economia divulgou um manifesto criticando a política econômica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no qual ressalta que o governo petista "continua a agir exatamente como o seu sucessor". O documento foi aprovado durante reunião da entidade, da qual participaram os 15 economistas que representam no Conselho a categoria.
As críticas estão principalmente focadas na suposta rigidez da política monetária atual, o que, na visão dos economistas, estaria tendo um resultado dramático no nível de desemprego.
"As políticas monetária e fiscal restritivas tomadas nas últimas semanas reproduzem a estratégia fracassada do governo anterior. Nesse sentido, o período de transição deve ser entendido como o início de mudanças e transformações graduais e significativas, e não de simples pretexto para o medo de ousar", diz o documento de apenas uma página, que foi enviado ao presidente Lula.
Elaboraram o texto, no final do mês passado, o presidente da Conselho Federal de Economia, Carlos Roberto de Castro, os professores da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) João Paulo de Almeida Magalhães e Reinaldo Gonçalves e Luiz Alberto Machado, ex-presidente do Conselho Regional de Economia de São Paulo, entre outros.
"A mensagem de desemprego tem pressa. A situação que percebemos é de um desconforto com a política econômica do governo", afirmou o economista Reinaldo Gonçalvez, que é do PT.
O texto destaca ainda que os principais problemas econômicos atuais estão relacionados com "a ruptura do processo de desenvolvimento que já se prolonga há duas décadas" e chega a chamar de "conservadora" parte da equipe econômica do governo.
Segundo o diagnóstico dos economistas, a situação social do país é considerada "preocupante", além de estar ameaçada "de escapar ao controle" do governo.
Em 2001, após reuniões do Encontro de Economistas, os integrantes do Conselho divulgaram um documento crítico -Carta de Recife- em relação à condução da política econômica por parte do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Bahiagate: Ameaças do PFL inibem medida contra ACM
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.