São Paulo, sexta-feira, 15 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Severino promete criar comissão na semana que vem

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), prometeu instalar na semana que vem a comissão que analisará a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que proíbe a contratação de parentes por autoridades dos três Poderes.
Severino, que seria atingido diretamente pela medida, prometeu dar um "trâmite normal" para a matéria. "Eu recebo a comunicação da aprovação pela CCJ, envio à Mesa Diretora para análise e depois a comissão é instalada", disse ele, que, desde 1997, teve sete parentes empregados na Câmara.
A "emenda antinepotismo" foi aprovada anteontem pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara por unanimidade.
Muitos dos que votaram favoravelmente à constitucionalidade da proposta, no entanto, demonstraram ser contrários ao mérito, o que faz com que a aprovação na comissão especial esteja longe de ser uma certeza.
Caso seja aprovada na comissão especial, o projeto terá de ser aprovado em dois turnos no plenário, com 60% dos votos (308 dos 513 deputados), para depois seguir para o Senado. Em tese, Severino tem poder de protelar a medida, mas disse que não o fará. "Sou um democrata, não um ditador". (FÁBIO ZANINI)


Texto Anterior: Grande família: Denúncia de nepotismo é calúnia, diz Dirceu
Próximo Texto: Defesa: Alencar diz que tratará reajuste com "carinho"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.