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Gestão petista deve superar Maluf em gastos com publicidade em SP
FABIO SCHIVARTCHE
DA REPORTAGEM LOCAL
A administração de Marta Suplicy (PT) separou R$ 39 milhões
de seu Orçamento deste ano para
gastos com publicidade na cidade
de São Paulo.
Esse é o valor empenhado pela
prefeitura paulistana até ontem,
segundo consulta ao sistema informatizado de acompanhamento dos gastos do Executivo, já incluindo o novo contrato semestral de R$ 16 milhões com o pool
de empresas responsável pela
propaganda da gestão petista.
A se confirmar o uso de toda a
verba, a atual administração municipal encerrará seus quatro
anos com um gasto de R$ 159,6
milhões -um aumento de 6%
sobre as despesas em publicidade
da gestão do ex-prefeito Paulo
Maluf (PP), que deve anunciar
oficialmente na segunda que será
candidato à sucessão de Marta.
Teoricamente, um empenho
pode ser cancelado. Mas, nos três
primeiros anos de sua administração, Marta até aumentou os valores previstos no Orçamento para essa área.
Apesar de assessores próximos
à Marta terem dito à Folha que a
tendência é usar toda a verba neste ano eleitoral, a prefeitura diz
que o dinheiro empenhado não
será necessariamente gasto (leia
texto ao lado).
Maluf lidera a corrida eleitoral,
segundo a última pesquisa Datafolha, do final de março. Aparece
com 24% da preferência dos paulistanos, tecnicamente empatado
com o tucano José Serra (22%),
que anunciou anteontem sua candidatura. Marta tem 17% na pesquisa, que tem margem de erro de
três pontos percentuais.
Os R$ 159,6 milhões que Marta
prevê gastar em publicidade seriam 69,1% superiores aos R$ 94,2
milhões despendidos pelo ex-prefeito Celso Pitta (PSL).
Com essa verba a prefeita poderia ter construído oito CEUs, os
escolões da periferia que serão a
grande vitrine de sua campanha
eleitoral.
Do valor orçado por Marta em
2004, R$ 3 milhões vão para propaganda na educação. A saúde,
área com a pior avaliação da gestão petista em São Paulo, vai levar
R$ 1 milhão para tentar reverter o
atual quadro.
Os gastos publicitários da petista e de seus dois antecessores foram calculados pelo vereador Roberto Tripoli (PSDB).
Ele fez o reajuste dos valores pelo IPC-Fipe, o Índice de Preços ao
Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas,
parâmetro oficial utilizado pela
prefeitura paulistana nas gestões
Erundina (1989-1992), Maluf
(1993-1996) e Pitta (1997-2000) e
durante a maior parte da atual administração.
"Em matéria de propaganda,
Marta é a grande campeã", ironiza o vereador tucano.
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