São Paulo, sábado, 15 de maio de 2004

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Gestão petista deve superar Maluf em gastos com publicidade em SP

FABIO SCHIVARTCHE
DA REPORTAGEM LOCAL

A administração de Marta Suplicy (PT) separou R$ 39 milhões de seu Orçamento deste ano para gastos com publicidade na cidade de São Paulo.
Esse é o valor empenhado pela prefeitura paulistana até ontem, segundo consulta ao sistema informatizado de acompanhamento dos gastos do Executivo, já incluindo o novo contrato semestral de R$ 16 milhões com o pool de empresas responsável pela propaganda da gestão petista.
A se confirmar o uso de toda a verba, a atual administração municipal encerrará seus quatro anos com um gasto de R$ 159,6 milhões -um aumento de 6% sobre as despesas em publicidade da gestão do ex-prefeito Paulo Maluf (PP), que deve anunciar oficialmente na segunda que será candidato à sucessão de Marta.
Teoricamente, um empenho pode ser cancelado. Mas, nos três primeiros anos de sua administração, Marta até aumentou os valores previstos no Orçamento para essa área.
Apesar de assessores próximos à Marta terem dito à Folha que a tendência é usar toda a verba neste ano eleitoral, a prefeitura diz que o dinheiro empenhado não será necessariamente gasto (leia texto ao lado).
Maluf lidera a corrida eleitoral, segundo a última pesquisa Datafolha, do final de março. Aparece com 24% da preferência dos paulistanos, tecnicamente empatado com o tucano José Serra (22%), que anunciou anteontem sua candidatura. Marta tem 17% na pesquisa, que tem margem de erro de três pontos percentuais.
Os R$ 159,6 milhões que Marta prevê gastar em publicidade seriam 69,1% superiores aos R$ 94,2 milhões despendidos pelo ex-prefeito Celso Pitta (PSL).
Com essa verba a prefeita poderia ter construído oito CEUs, os escolões da periferia que serão a grande vitrine de sua campanha eleitoral.
Do valor orçado por Marta em 2004, R$ 3 milhões vão para propaganda na educação. A saúde, área com a pior avaliação da gestão petista em São Paulo, vai levar R$ 1 milhão para tentar reverter o atual quadro.
Os gastos publicitários da petista e de seus dois antecessores foram calculados pelo vereador Roberto Tripoli (PSDB).
Ele fez o reajuste dos valores pelo IPC-Fipe, o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, parâmetro oficial utilizado pela prefeitura paulistana nas gestões Erundina (1989-1992), Maluf (1993-1996) e Pitta (1997-2000) e durante a maior parte da atual administração.
"Em matéria de propaganda, Marta é a grande campeã", ironiza o vereador tucano.


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