São Paulo, terça-feira, 15 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEM CONCURSO

Pressionado, Senado discute cancelar a criação de cargos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Mesa Diretora do Senado poderá recuar da decisão de criar 97 cargos comissionados na Casa. Quatro dos sete integrantes do órgão disseram que pedirão o cancelamento da abertura das vagas sem concurso, com salário de R$ 9.979 mensais.
O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), afirmou ser contra a medida, aprovada na quarta-feira passada. Por causa das pressões de outros senadores e da repercussão negativa do caso, ele marcou para hoje uma reunião da Mesa para discutir o assunto.
Segundo vice-presidente do Senado, Álvaro Dias (PSDB-PR) afirmou que vai defender que o caso seja encerrado hoje. "Defendo tornar sem efeito a decisão. Não há necessidade de levar esse assunto para plenário. Por que expor as vísceras do Senado?", disse.
De acordo com o regimento interno da Casa e com a Constituição Federal, a criação de cargos pode ser proposta pela Mesa Diretora, mas precisa ser aprovada pelo plenário do Senado.
O diretor-geral da Casa, Agaciel da Silva Maia, afirmou que a Mesa decide criar os cargos e, posteriormente, é votado um projeto de resolução sobre o assunto.
Porém os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Pedro Simon (PMDB-RS) e Eduardo Suplicy (PT-SP) solicitaram que a resolução fosse apreciada previamente em plenário.
Suplente de secretário na Mesa Diretora, o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) disse ontem que manteria seu apoio à criação dos cargos. Paes só vota caso um dos integrantes titulares não compareça à reunião.
Além de Garibaldi e Dias, disseram que voltam atrás na decisão os senadores Gerson Camata (PMDB-ES) e César Borges (PR-BA), respectivamente, segundo e terceiro-secretários. "Temos de evitar um desgaste maior", disse Borges. "Tem de colocar em plenário. Então é melhor acabar na Mesa mesmo", afirmou Camata.
(ADRIANO CEOLIN)


Texto Anterior: Empresário diz que acusações são "infundadas"
Próximo Texto: Toda Mídia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.