São Paulo, quarta-feira, 15 de julho de 2009

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Lula & oligarquia

Na manchete da Folha Online no fim do dia, em Palmeira dos Índios, Alagoas, Lula elogiou "o comportamento do senador Collor e do senador Renan", adversários seus, duas décadas atrás.
Logo abaixo, em audiocast, o cientista político Cláudio Couto falava da crise no Senado, cujo "momento dramático" se deu quando o senador "Sarney disse que não poderia ser julgado". Declarando-se "superior, ele apenas revela a percepção que boa parte desta oligarquia que ocupa as casas legislativas tem de si própria: uma casta, um estamento".




PSDB X PETROBRAS
O portal UOL, logo abaixo da manchete sobre a instalação da CPI da Petrobras "com a base aliada no comando", destacou no fim do dia o enunciado "Análise: ações caem, mas devem se estabilizar".
Ressalta que em dois meses, desde a leitura do requerimento e desde a entrevista do senador Álvaro Dias no programa "Roda Viva", da Cultura, a queda acumulada chegou a 5%. "Mas a CPI não deve afetar mais os papéis, segundo especialistas", um dos quais deu como argumento que "o processo está todo praticamente nas mãos do governo".
Por outro lado, sites e portais destacavam o lançamento do Petrobras Blog da CPI, pelo PSDB.



E OS JUROS CAEM?
Nas manchetes de Reuters Brasil, Agência Brasil e outros no meio do dia, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico soltou relatório sobre o país com a recomendação de que evite "mais medidas de estímulo". Seria algo "indesejável" para a OCDE, instituição que reúne os países industrializados.
Guido Mantega até cedeu, retoricamente, que o "Brasil pode cortar mais gastos". Mas Henrique Meirelles, logo abaixo, alertou a todos que "os juros podem continuar caindo" ao contrário do que já se prenuncia para a reunião do Copom, semana que vem.



OS ORCS

Andrew Harrer/nytimes.com
"NYT", ontem no site, abriu foto da sede do Goldman Sachs

Na primeira notícia sobre o lucro do Goldman Sachs, o "New York Times" até registrou que seus executivos são descritos em bancos rivais como "orcs", as criaturas de "O Senhor dos Anéis". Mas depois postou a foto acima, em reportagem saudando o resultado.
Já o "Financial Times" foi direto ao ponto, na manchete on-line "Funcionários do Goldman Sachs vão receber bônus recorde", até superior ao "nível do boom". Sites com humor avisam que o banco "traz de volta aqueles banqueiros insolentes", obnoxious.

A MÁQUINA DE BOLHA

Victor Juhasz/rollingstone.com


A "Rolling Stone" postou ontem, duas semanas após sair em papel, a longa e já célebre reportagem dando o Goldman Sachs como "polvo vampiro preso no rosto da humanidade". Sob o título "A Grande Máquina Americana de Bolha", diz que o banco de investimento criou "todas as manipulações de mercado desde a Grande Depressão".



A GUERRA DO FERRO

chinadaily.com.cn
No jornal estatal, manchetes seguidas

De longe, o noticiário de maior repercussão envolvendo o Brasil nos últimos dias é o conflito crescente sobre o preço do minério de ferro. A China é importadora e pressiona os poucos fornecedores, como a anglo-australiana Rio Tinto e a brasileira Vale, por valor menor.
O lance mais recente foi a prisão de executivos da Rio Tinto. O "WSJ" de hoje destaca que "as acusações de espionagem surgem em meio ao esforço de Pequim para fortalecer o poder de barganha". O "FT", que a Austrália estaria segurando os embarques, levando à explosão do preço no mercado interno chinês.
O estatal "China Daily" dá hoje a manchete "Suborno é vasto no caso Rio". No texto da manchete de ontem, sublinhou que "a prisão vem em momento sensível, com a China em intensa negociação com produtores australianos e brasileiros sobre preço". E fechou com o diretor de um instituto chinês de relações externas: É hora de o governo chinês regular o comportamento de grupos de interesse estrangeiro.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Governadora foi ao ataque sem consultar PSDB
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.