São Paulo, quarta, 15 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em MG, presidente elogia Itamar

enviado especial a Belo Horizonte

Sem palanque definido em Minas, Fernando Henrique Cardoso esteve ontem em Belo Horizonte como presidente e, sem pedir votos, promoveu afagos tanto no governador tucano Eduardo Azeredo quanto no ex-presidente Itamar Franco, do PMDB. Distribuiu também elogio aos mineiros.
A citação ao ex-presidente -cada vez mais rara nos últimos meses- ocorreu quando FHC se lembrou dos tempos em que era ministro da Fazenda e tratava do início do Plano Real.
"Naquela ocasião nós tínhamos que nos dar as mãos. E o presidente me deu a mão", disse.
FHC agradeceu o fato e a surpresa de ser nomeado ministro da Fazenda por Itamar -uma dívida que é insistentemente cobrada pelo ex-presidente. Ele disse que esse gesto do ex-presidente resultou na derrubada da inflação. "Saímos de onde estávamos."
Segundo amigos com quem Itamar tem conversado nos últimos dias, dependeria de como FHC o tratasse ontem para que ele fizesse ou não mais críticas ao governo federal. Itamar fala amanhã no 15º Congresso de Municípios Mineiros, evento que FHC abriu ontem.
O afago a Azeredo foi mais direto. Ele citou uma série de estatísticas positivas registradas em Minas -"a taxa de desemprego não é das mais elevadas"- antes de arrancar aplausos dos prefeitos. A platéia foi menor que a esperada pelos organizadores. Havia cerca de 300 dos 750 lugares do auditório ocupados. (WILLIAM FRANÇA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.