São Paulo, quinta-feira, 15 de agosto de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Fim de governo
Os 30 funcionários mais bem pagos do Banco do Brasil -se perderem seus cargos de comissão a partir de agora- vão passar a receber salários extras nos 24 meses seguintes. Até então, a ajuda era por 12 meses.

Explicação oficial
O BB diz que tomou a medida para evitar a evasão de funcionários experientes do banco para a iniciativa privada. Seriam R$ 8 mil a mais do que o salário-base nos primeiros 12 meses. Nos últimos 12, a remuneração cairia mês a mês. "É o seguro-desemprego dos tucanos do BB", diz Ricardo Berzoini (PT).

Primeira página
Serra tenta convencer FHC a não permitir a entrada de fotógrafos nas reuniões com Lula, Ciro e Garotinho. Só ele seria fotografado ao lado do presidente.

Além dos militares
Lei sancionada por FHC amplia a concessão de benefícios a famílias de desaparecidos políticos. Pela lei anterior, eram consideradas vítimas pessoas que desapareceram entre 61 e 79. Agora, o governo dará benefícios aos desaparecidos até 88.

Quase igual
Ramez Tebet (PMDB-MS), presidente do Senado, quer emplacar o nome do publicitário Tom Eisenlohr na chefia da Secretaria de Comunicação de Governo. Para compensar o apoio que dá a Serra no seu Estado.

Bons companheiros
Delcídio Amaral, candidato do PT ao Senado pelo MS, entregou uma bandeira do partido a Ricardo Teixeira (CBF). "Essa é a minha sexta estrela", disse o presidente da CBF, que levará a taça do penta a Zeca do PT no dia 29.

Chumbo trocado
Dante de Oliveira (PSDB) interpelou Blairo Maggi (PPS), candidato ao governo de MT, para que dê prova de que seu pai, André Maggi, pagou propina a integrantes do governo. Blairo diz que processará Dante por calúnia, em virtude de declarações dadas à imprensa.

Laranjal repartido
Acusado de ter propriedades em nome de laranjas, Paulinho, vice de Ciro, diz que, se ficar provado que as terras são suas, as entregará para o programa de reforma agrária do eventual governo do candidato do PPS.

Maldade regional
Ciro Gomes recebeu um apelido no Ceará: "seu Lunga", homem que virou folclore em cordéis e tema de reportagem do "Fantástico" (Globo) como "o sujeito mais grosso do mundo".

Carona amiga
Com bem menos tempo de TV do que Serra no horário eleitoral, Ciro usará o espaço dos candidatos a governador. Em SP, aparecerá em quase todos os programas de Antônio Cabrera.

Figurino emprestado
Alckmin herdou a cadeira de Covas, mas, segundo adversários, tenta imitar o estilo Jânio Quadros. Na campanha, posou para fotógrafos segurando uma pá, recolhendo papel do chão e até imitando um garçom. Logo, dizem, terá de pendurar suas chuteiras na porta do gabinete.

Ouvidor cultural
O Ministério da Justiça reduziu a idade mínima do filme "Cidade de Deus" de 18 para 16 anos. Sábado, FHC assistiu ao filme e reclamou da censura de 18 anos, segundo ele exagerada.

Visitas à Folha
O general Augusto Heleno Ribeiro Pereira, chefe do centro de Comunicação Social do Exército, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado dos coronéis João Tranquillo Beraldo e Hélio Macedo Júnior e dos tenentes Anselmo Cassiano, Luciano Quintela e Angelo Bezerra.
 
Francisco Carvalho, diretor de Comunicação do McDonald's, e Francisco Neves, secretário-executivo do Instituto Ronald McDonald, visitaram ontem a Folha. Estavam acompanhados de Andrew Greenlees, vice-presidente da Cia. de Notícias.

TIROTEIO

De Roberto Freire (PPS), sobre José Dirceu (PT) ter chamado Ciro de "mentiroso":
- A declaração depõe contra a inteligência de Dirceu. Recorreu a um argumento de marqueteiro já usado por Serra e que não deu certo. No mínimo, deveria pagar direito autoral.

CONTRAPONTO

Telefone blindado

Desde que foi escolhido para ser o coordenador da força-tarefa que tem o objetivo de reduzir a violência no Rio de Janeiro, o delegado da Polícia Federal Getúlio Bezerra acumula funções de chefe da DRE (Divisão de Repressão a Entorpecentes) na PF de Brasília, troca informações com as polícias Civil e Militar do Rio sobre os traficantes da região e ainda atende a imprensa.
O delegado costuma deixar seu telefone celular ligado o tempo todo. Nos últimos meses, são tantas as ligações para o seu número que decidiu tomar uma medida. Ao atender a chamada, Bezerra finge ser uma mensagem de secretária eletrônica:
- Esta é uma gravação. Se você quiser dar informações sobre o paradeiro do traficante Elias Maluco, tecle o número um. Se você quiser informações sobre a força-tarefa no Rio, tecle dois. Se você quiser contar uma piada, continue na linha...



Próximo Texto: Transição: Apoio de Ciro a acordo com FMI é prioridade para FHC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.