São Paulo, quinta-feira, 15 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quadrinho venezuelano fez apologia de Chávez

DA REDAÇÃO

Um caso recente de uso de história em quadrinhos na política é o da Venezuela. Em fevereiro de 2000, o jornal oficial "El Correo del Presidente" lançou uma tira com o personagem El Patriota, um super-herói inspirado no presidente Hugo Chávez.
Na época, Chávez se preparava para disputar um segundo mandato. Eleito pela primeira vez em 1998, conseguiu aprovar uma Constituição reformadora em 1999 e se elegeu presidente de novo em julho de 2000.
O herói El Patriota é um personagem de ficção: um programador que se transforma num musculoso vingador após o assassinato de sua mulher. Vestido com as cores da bandeira venezuelana, usa um bastão de beisebol para bater em corruptos e bandidos e, depois, recitar a eles trechos da Constituição.
Na época, o presidente era chamado de Superchávez e frequentemente se deixava fotografar com um bastão de beisebol, seu esporte preferido.


Texto Anterior: Trechos do Gibi
Próximo Texto: Governadores: Uso de carros públicos pelo PT é investigado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.