São Paulo, quinta-feira, 15 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

MATO GROSSO DO SUL

Tribunal cassa a candidatura a deputado de articulador de Zeca do PT
O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul cassou nesta semana o registro da candidatura de Vander Loubet a deputado federal. Sobrinho e maior articulador político do governador José Orcírio dos Santos, o Zeca do PT, Loubet, 38, é o principal candidato petista no Estado a uma vaga na Câmara. Ele disse que vai recorrer.
O pedido de impugnação havia sido feito pela coligação que reúne o PMDB e o PSDB. De acordo com o pedido, Loubet estaria impedido de se candidatar por ter uma condenação na Justiça de São Paulo por uso de documentos falsos, em 96.
O registro foi negado por 3 votos a 2. Em janeiro de 94, Loubet foi parado pela polícia na rodovia Castello Branco, que descobriu que sua carteira de motorista era falsificada. À época, ele era assessor do então deputado estadual Zeca do PT.
Loubet, que também é presidente licenciado do PT em MS, está sendo investigado ainda pela Polícia Federal do Estado em inquérito que apura se houve crime eleitoral durante a campanha que elegeu Zeca, em 98.
À época, a coordenação de campanha petista firmou um acordo com um grupo de empresários do Estado em troca de 53 cargos no governo estadual.
Coordenador da campanha, Loubet assinou o acordo, que foi registrado em cartório. O inquérito não foi concluído.
De acordo com o advogado de Loubet, Newley Amarilha, ele não interromperá a campanha.
Segundo Amarilha, a pena de Loubet foi declarada prescrita em 7 de agosto deste ano.
Sobre o acordo de 98, Loubet confirma a existência, mas nega o envolvimento de Zeca. (FABIANO MAISONNAVE, DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Paraná: Justiça cria selo para identificar cartaz eleitoral irregular exposto em Curitiba
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.